top of page

Homilia: O batismo no Espírito Santo é que me sustentou, diz Padre Moacir

Atualizado: 23 de mai. de 2023

25ª SEMANA DE PENTECOSTES 2023

Homilia da missa das 6h30 - 2º dia da Semana de Pentecostes

celebrante: Padre Moacir Anastácio


Estamos nesta semana pedindo o batismo no Espírito Santo, então peça para você, peça para seus familiares, e peça para seus filhos, peça amados, porque eles precisam ser cheios do Espírito Santo, porque cheios do Espírito Santo eles não vão cometer as loucuras que o mundo faz.



Na celebração das 6h30 da manhã, desta segunda-feira, 2º dia da Semana de Pentecostes, Padre Moacir Anastácio orou por tudo o que fosse acontecer no dia. Orou pela missa da misericórdia que será celebrada as 15h, pela missa das 19h, pelos intercessores, pela adoração que segue logo apos a missa, pela ação poderosa do Espírito Santo na comunidade Renascidos em Pentecostes, pela preparação para chegarmos ao Taguatparque, pelas pessoas que vão nos ajudar tanto espiritualmente quanto materialmente, orando por todas as pessoas que nos pedem oração,e pedindo por todas as almas do purgatorio. Antes da homilia fez a oração de Pentecostes e em seguida refletiu sobre as leituras do dia.


Nessa primeira leitura, temos algo que parece muito com o tempo atual. Enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo atravessou as regiões montanhosas e chegou a Éfeso. Aí encontrou alguns discípulos e perguntou-lhes: “Vós recebestes o Espírito Santo quando abraçastes a fé?”


Esses discipulos conhecem Jesus Cristo. Foram discipulos de João batista. Se mantiveram juntos, não se espalharam depois da morte de João, mas eles pregariam o quê, falariam de quê? Poderiam falar da memoria de João Batista, mas não era suficiente para convencer ninguem. Falar de Jesus Cristo sem viver a expêriencia de Pentecostes tambem fica vazia, o discurso fica muito vazio.


Então Paulo pergunta“Vós recebestes o Espírito Santo quando abraçastes a fé?” e Eles responderam: “Nem sequer ouvimos dizer que existe o Espírito Santo!”


Esse "nem sequer" me lembra de tantos e tantos cristãos que vivem hoje no mundo que não sabe nada sobre o Espírito Santo. Lembro-me que no decorrer desta história o Espírito Santo sempre agiu na igreja, mas a propria igreja não promoveu o Espírito Santo. Foi preciso que Ele viesse nos ultimos 50 anos com a experiência daqueles jovens naquela Faculdade nos Estados Unidos - era preciso que ele voltasse de novo para animar a igreja.


Agora em julho vão festejar os 50 anos da Renovação Carismatica em Brasília, e aquela que é umas das maiores testemunhas desse momento vai estar em Brasília - Patti Gallagher Mansfield- , ja tive com ela algumas vezes , mas ela é um testemunho vivo, ela e outros que ainda estão vivos, daquele acontecimento da faculdade de Duquesne.


Aquela expêriencia marcou profundamente a igreja. Foi combatido! Tiveram os que não acreditaram, os que dissseram que eram fanaticos, loucos. Eu mesmo fui expulso de uma paroquia porque orava e falava em linguas e acreditava em milagres. E foi nos primeiros meses da minha conversao. Esse padre que me expulsou da paroquia dele, não só eu mas o grupo de jovens tão animados, tão ungidos cheios do Espírito Santo, hoje vive numa situação tão triste. fazer o que? lutou contra o Espírito Santo.


Mas a Renovação Carismática fez e faz o papel dela a partir do momento que ela continua fazendo a vontade do Espírito Santo e que não engessar o Espírito Santo. Esta acontecendo isso, engessaram o Espírito Santo, e aí esfriou os grupos de oração que não tem mais oração em linguas, já não tem profecias, não tem curas ja não tem nada ai já não é o Espririto Santo que age. Porque onde o Espírito Santo age amado, tem cura, tem libertação tem profecia, tem oração em linguas, tem oração e interpretação das linguas, tem sabedoria, prudencia e uma serie de dons.


O batismo de João Batista não trazia a efusão do Espírito Santo, era um batismo de propostas. Entra nas aguas do Rio jordão para mudar de vida, mas é igual aquelas promessas que você faz: "eu vou emagrecer"..., então esse batismo era para isso, uma proposta de mudança.


5Tendo ouvido isso, eles foram batizados no nome do Senhor Jesus. 6Paulo impôs-lhes as mãos e sobre eles desceu o Espírito Santo. Começaram então a falar em línguas e a profetizar. Agora sim receberam a efusão do Espírito Santo. Agora são verdadeiros discipulos de Jesus Cristo.


7Ao todo, eram uns doze homens. 8Paulo foi então à sinagoga e, durante três meses, falava com toda convicção, discutindo e procurando convencer os ouvintes sobre o reino de Deus.


Esse paulo viveu uma experiência de batismo no Espírito Santo. Esse Paulo que ficou cego, que era consiserado violento, inimigo da igreja e perseguidores dos cristãos, ele teve uma experiência com o Espírito Santo e alí nasceu o grande pregador, missionario, o maior. E esse mesmo Paulo pergunta, que batismo é esse que vós recebestes?


Nos podemos perguntar para os católicos do mundo inteiro: Que batismo vocês receberam? Tem consciencia disso? Assumiu isso na sua vida? O batismo que recebemos, valeu porque nos tornamos filhos de Deus, mas falta uma explosão do Espirito Santo em você, uma efusão do Espírito Santo em você.


Naquele dia em que tive o encontro com Jesus Cristo, eu tive um grande batismo diante daquela cruz, na igreja do Perpetuo Socorro, tudo mudou. Tudo o que era ruim dentro de mim saiu e a graça entrou. Não foi facil nos dias seguintes. O que me sustentou foi o batismo no Espírito Santo. Isso é histórico registrado nos livros que escrevi, mas o que me sustentou foi o Espírito Santo.


O sacramento do batismo e da Crisma é necessario, mas você tambem precisa do batismo no Espírito Santo. E o Senhor nos deu essa missão, para os Renascidos em pentecostes, para isso. Por iso fazemos o Seminário de Vida no Espírito Santo. Você precisa ter uma expêriencia no Espírito santo. E estamos nesta semana pedindo o batismo no Espírito Santo, então peça para você, peça para seus familiares, e peça para seus filhos, peça amados, porque eles precisam ser cheios do Espírito Santo, porque cheios do Espírito Santo eles não vão cometer as loucuras que o mundo faz.


29os discípulos disseram a Jesus: “Eis, agora falas claramente e não usas mais figuras. 30Agora sabemos que conheces tudo e que não precisas que alguém te interrogue. Por isto cremos que vieste da parte de Deus”. 31Jesus respondeu: “Credes agora? 32Eis que vem a hora – e já chegou – em que vos dispersareis, cada um para seu lado, e me deixareis só. Mas eu não estou só; o Pai está comigo. 33Disse-vos estas coisas para que tenhais paz em mim. No mundo, tereis tribulações. Mas tende coragem! Eu venci o mundo!”


As tribulações que vocês vão ter, serão vencidas no poder do Espírito Santo, na graça daquele que vai vir. E vocês vão ver que nesse mesmo rumo Jesus faz o pedido, o mesmo de ontem não se afaste de Jerusalem, espere o cumprimento da promessa. Recebereis o Espírito santo e sereis as minhas testemunhas.


Depois de Pentecostes é que Paulo vai dizer: "Viver pra mim é Cristo e morrer pra mim é lucro", "Não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim". Então depois de Pentecostes vocês vão testemunhar de todas as formas, mas se não for tocado pelo Espírito Santo não adianta. Até começa, mas não termina. A chave, o critério, a norma, o decreto é isso. Recebereis o Espírito Santo e sereis as minhas testemunhas. Sem receber o Espírito Santo você pode ser o que quiser, mas não será a testemunha de Jesus Cristo. Tem que receber o Espírito Santo!



116 visualizações0 comentário
bottom of page