top of page

Homilia Pe Moacir Anastácio - Santa Missa - 02-08-2020

Atualizado: 5 de ago. de 2020

Missa dominical do dia 02 de agosto de 2020, na Paróquia São Pedro

Dia 02 de agosto, o padre Moacir Anastácio iniciou sua homilia com a oração do Espírito Santo, em seguida, saudou os fiéis que o acompanhavam na igreja e no youtube (3000 pessoas) e começou a sua reflexão para esta semana que está começando, com as seguintes palavras: "O povo estava exilado na Babilônia passando por muitas dificuldades. Só que esse povo não era fiel ao Senhor. Eles acreditavam em outros deuses e, quando isso acontece, Deus permite que o sofrimento venha. Mas Jesus, que é misericordioso, perdoa, ama e chama os seus.


Jesus ainda diz: 'Vinde a mim vós todos'! [...] Deus nos ama e, como nos diz a segunda leitura de hoje, Ele não muda seu amor por nós. Em sua palavra, o Senhor pergunta: 'O que nos separará do amor de Cristo'? A miséria? A angústia? A perseguição e a fome? E, eu te digo: Nada poderá nos separar do amor que Deus tem por nós! Talvez você ainda esteja se perguntando: Se Deus nos ama tanto, por que permite o nosso sofrimento? A própria palavra do Senhor nos diz que o salário do pecado é a morte! O pecado nos afasta do paraíso e das graças de Deus. E isso serve para nós, nos dias de hoje. Estamos todos amedrontados com esse vírus, mas esse vírus também é uma resposta ao nosso pecado.


[...] Amados, mesmo assim, nada nos afastará do amor que Deus tem por nós. Mesmo em meio às dificuldades, o nosso Deus é o Deus da fartura e da alegria, como nos diz o salmista.[...] E, por causa desse amor infinito, o Senhor, por nos amar tanto, tenta nos corrigir. No evangelho de hoje, vemos mais uma vez Jesus curando e libertando e, eu te pergunto: Por que hoje as pessoas não são curadas? Muitas não são curadas, porque não buscam verdadeiramente o Senhor. Nesse evangelho, nós observamos o Deus da fartura que multiplica os pães, que fala para as multidões e que nos ensina como pescar.


Esse é o Deus em quem nós devemos nos apegar, confiar e esperar, porque mal está muito perto de nós, mais perto do que nós imaginamos e, por isso precisamos mais do que nunca do Senhor, dizendo: 'Livrai-nos do mal'![...] Amado, reze, vigie, porque como nos diz a palavra do Senhor, o mal nos ronda de dia e de noite e a única forma que temos para nos proteger dele fazendo as nossas orações. Amém!


Por Marli Vieira (com adaptações)

143 visualizações0 comentário
bottom of page