top of page

Eu vos trouxe aqui para que vocês consolem os angustiados desse mundo

Homilia da missa do 2º dia da Semana do Espírito Santo – Segunda-feira, dia 20 de novembro


Amados, hoje já temos muita gente angustiada no nosso meio, temos muita gente depressiva, deprimida. Tem muita gente precisando dessa graça. Mas está só começando essa angústia, essa tristeza no mundo. Ela é Universal não é só de um país, de um continente. Essa angústia que está vindo ela vai atingir o mundo inteiro. Mas o Senhor diz: Os meus escolhidos, aqueles que eu separei, um pequeno resto, esses não passarão por essa angústia. E já no Evangelho de hoje vamos aprender com Bartimeu a gritar por Jesus Cristo. A gritar, a dizer: Jesus Filho de Davi tende misericórdia de mim.


Quando Jesus se aproximou de Jericó, o cego estava sentado à beira do caminho. Quem é este cego? É Bartimeu, filho de Timeu. Este cego como todos os cegos do antigo testamento era tido como amaldiçoado. Ninguém gostava de se aproximar ou ajudar cego por causa da maldição que ele carregava. Ele estava sentado a beira do caminho pedindo esmolas. Bartimeu dependia da caridade das pessoas, mas nem sempre ele encontrava caridade nas pessoas. Tinha aqueles que lhes ajudava, mas tinha aqueles que lhe jogava pedras. Que lhe amaldiçoava, lhe jogava pedras, desprezava, que fugia dele.


Ouvindo a multidão passar ele perguntou o que estava acontecendo. Disseram-lhe que era Jesus o nazareno que estava passando. Bartimeu já ouvira falar desse Jesus Cristo. Ele não esperava que naquele dia Jesus passasse tão perto dele. Na beira do caminho ele escuta o barulho, o canto e percebe que algo de novo está acontecendo que algo de muito novo está passando pela sua vida naquele momento. Quando ele pergunta quem passa, alguém diz Jesus de Nazaré.


Ele compreendeu que Aquele que passava Jesus de Nazaré poderia mudar sua vida se ele tivesse a possibilidade de pedir. Então ele começa a gritar: Jesus filho de Davi tem misericórdia de mim. A multidão ao invés de ajudar o cego agiu ao contrário. A multidão grita cala-te fica ai com sua dor, com sua solidão, com sua angustia, com sua depressão, com sua maldição você não tem direito a nada. Bartimeu não se deixa levar por essas vozes negativas. Bartimeu grita mais alto ainda: Jesus Filho de Davi, tende misericórdia de mim. É o grito de Bartimeu.


No Evangelho de São Marcos diz que o Senhor parou e mandar chamar e aquele que foi chamar já foi dizendo a Bartimeu: Coragem, Ele te chama! No Evangelho de São Marcos ele tem uma capa, ele joga fora a capa e vai ao encontro de Jesus Cristo. Tudo o que Bartimeu tinha era aquela capa. Mas a capa pesava 14 quilos e tinha espessura de 16cm era feita de pele de cordeiro ou cabra. Aquela capa lhe servia para tudo. Servia de cobertor, de colchão, servia para cobrir sua cabeça, servia para cobrir da chuva, servia para barrar o sol do deserto. Tudo o que ele tinha era a capa.


Mas Bartimeu sabia que aquela capa era testemunha da sua solidão, da sua dor, da sua angústia, da sua depressão e do seu passado, então ele joga fora a capa. Quando escutou que Jesus Cristo Nazareno o havia chamado ele joga fora a capa e vai ao encontro de Jesus Cristo. E Jesus lhes pergunta: O que queres que eu te faça? E ele simplesmente diz: Que eu veja! E o Senhor diz: Pode ver. E imediatamente ele começa a enxergar e o primeiro rosto que ele vê na sua frente é de Jesus Cristo.


Nós vamos ver aqui no Evangelho que o cego não pede ajuda a ninguém a não ser de Jesus Cristo. Ele grita por Jesus Cristo. Ele sabe que somente Jesus Cristo é misericordioso. Ele sabe que somente Jesus Cristo tem o poder de fazer esse milagre. Ele sabe que só Jesus Cristo poderia lhe devolver a vida. É bom que a gente aprenda com Bartimeu porque geralmente pedimos para tantos e não pedimos para Jesus Cristo. Bartimeu grita Jesus Filho de Davi tem misericórdia de mim e é exatamente isso que temos que aprender a pedir para Jesus Cristo ter misericórdia de nós. Pedir a Jesus Cristo que venha tirar nossa cegueira. Estamos cegos e cada vez mais cegos.


Essa semana consagrada ao Espírito Santo, a última semana do calendário litúrgico quer nos ensinar que temos que ver Jesus Cristo. Pedimos e consagramos essa semana inteira ao Espírito Santo de Deus e estamos também nos consagrando ao Espírito Santo de Deus porque nós queremos ver Jesus Cristo. Queremos sentir Jesus Cristo, conhecer Jesus Cristo e chegar no Natal de Jesus Cristo vivo e não morto. Queremos celebrar essa semana e no próximo domingo celebrar Jesus Cristo Rei do Universo rei do nosso coração, rei da nossa alma, rei da nossa mente, rei de todo o nosso ser. Queremos gritar para Jesus Cristo, queremos testemunhar para esse mundo que Jesus Cristo é o Senhor Jesus Cristo é o salvador.


Não podemos ser surdos. Bartimeu era cego, mas não era surdo. Ele escuta a voz, a alegria, o canto. Ele escuta mesmo que aqueles que cantam o glória a Deus não tem misericórdia. Amados é por Jesus Cristo que temos que gritar porque a multidão não tem misericórdia e nem vai ter. Ontem na missa que começamos, na abertura dessa semana o Senhor revelava isso que está chegando um tempo de muita angústia nesse mundo. Ele usou essa palavra de muita angústia, de muito sofrimento. As pessoas vão ficar extremamente angustiadas e o Senhor dizia: Eu vos trouxe aqui para que vocês sejam a luz desse mundo. Essa angústia não entrara em vossos corações. Restará um pequeno resto que não será atingido por essa angústia. Eu vos trouxe aqui para que vocês consolem os angustiados desse mundo.


Amados, hoje já temos muita gente angustiada no nosso meio, temos muita gente depressiva, deprimida. Tem muita gente precisando dessa graça. Mas está só começando essa angústia, essa tristeza no mundo. Ela é Universal não é só de um país, de um continente. Essa angústia que está vindo ela vai atingir o mundo inteiro. Mas o Senhor diz: Os meus escolhidos, aqueles que eu separei, um pequeno resto, esses não passarão por essa angústia. E já no Evangelho de hoje vamos aprender com Bartimeu a gritar por Jesus Cristo. A gritar, a dizer: Jesus Filho de Davi tende misericórdia de mim.


Bartimeu joga fora a capa. Capa símbolo de tristeza, sofrimento testemunha de tanta fome, de tanta miséria, Bartimeu jogou fora essa capa porque ele quer vida nova, ele quer uma veste nova, ele quer seguir Jesus Cristo livre. Ele não quer carregar esse passado, ele quer viver algo novo, uma experiencia nova. A partir de agora ele quer caminhar com Jesus Cristo, ir para Jerusalém a cidade de todos os profetas, ele quer uma vida nova.


Carregamos um passado de uma vida inteira, nossos pecados, nossos vícios, nossos traumas, nossas angústias a vida inteira e não dá para seguir Jesus Cristo assim. Temos que seguir Jesus Cristo como Bartimeu jogando imediatamente fora aquilo que nos atrasa, nos adoece. Aquele passado de sofrimento e de dor. Essa semana é para isso! Essa semana é para que a gente fique cheio do Espírito Santo. Que vocês experimentem o poder de Deus, a graça de Deus. Que você se consagre ao Espírito Santo de Deus para que você fique em pé na hora da tribulação. Para que você tenha força quando essa angústia chegar. Mas é preciso que você se abra a ação do Espírito Santo. É preciso que você ceda, que você diga eis-me aqui, estou aqui. É preciso que você diga como Nossa Senhora a minha alma glorifica ao Senhor e meu espírito exulte de alegria em Deus meu Salvador (...)



você pode rever essa homilia inteira em nosso canal no youtube: @renascidosempentecostes

22 visualizações0 comentário
bottom of page