top of page

O Senhor te diz: vem participar da minha alegria, da minha graça porque eu te darei mais e mais


Homilia da missa de abertura da Semana do Espírito Santo – domingo dia 19 de novembro



Antes de iniciar a homilia, Padre Moacir convidou a todos para invocar o Espírito Santo sobre as mais diversas situações que cada um estava vivendo. Em seguida da oração ele chamou a atenção de todos para estarem prontos para rezar e invocar ao Espírito Santo.


“É uma semana inteira consagrada ao Espírito Santo de Deus. A semana de Pentecostes que a gente faz no final do mês de maio ou início do mês de junho conforme a liturgia, é uma semana que esta comunidade trabalha e vocês também trabalha durante 3 meses e quase não reza. Então Deus suscitou essa semana, e essa semana será de consagração para nós mesmos. Será nós mesmos que vamos nos consagrar, que vamos descobrir o que está nos amarrando.


Achei interessante no Evangelho de hoje para iniciar essa semana. Estamos no trigésimo terceiro domingo do tempo comum, terminando o calendário litúrgico no próximo domingo com a Festa do Cristo, Rei do Universo. Em seguida a gente começa um novo calendário o do advento e em seguida o Natal de Jesus Cristo. Então queremos terminar esse tempo, esse calendário litúrgico com essa Semana inteira dedicada ao Espírito Santo conforme o Senhor me revelou.


Eu celebro a Festa do Cristo Rei do Universo há 25 anos com tarde de louvor e a igreja celebra a 2000 mil anos. Mas nos últimos três anos o Senhor tem me falado que deveria ser uma semana e não só um dia. E por isso ano passado já fizemos e esse ano se Deus quiser vai ser maravilhoso na nossa vida porque precisamos. E o Evangelho me chama bastante atenção para isso. Para os talentos que o Senhor nos deu. Para os talentos que o Senhor nos confiou.


Para cada um de nós, Deus deu talento, Deus confiou. Agora veja o que recebeu cinco talentos. O empregado que havia recebido cinco talentos entregou-lhe mais cinco, dizendo: ‘Senhor, tu me entregaste cinco talentos. Aqui estão mais cinco, que lucrei’. E a reação do patrão foi maravilhosa é a mesma reação de quem está conversando, de quem está falando, de quem está nos ensinando e quem está nos ensinando é Jesus Cristo. São palavras que saem da boca de Jesus Cristo que Mateus simplesmente escreveu o que ouviu e aquilo que o Espírito Santo lembrou.


O patrão vai dizer: ‘Muito bem, servo bom e fiel! Como foste fiel na administração de tão pouco, eu te confiarei muito mais. Muito mais! E aqui eu fico pensando por que ele não agiu assim com o que recebeu um só talento. O que recebeu só um talento poderia ter ganhado mais um. Mas aquele que recebeu um só talento conforme a sua capacidade diz a Palavra, disse Jesus Cristo: conforme a capacidade de cada um Deus deu os talentos. Mas o que recebeu um talento poderia ter trabalhado com o talento. Comercializado com o talento, aplicado o talento e quando o senhor chegasse ele ia lhe dar mais talentos, e o que ele fez, enterrou. Ele enterrou o seu unico talento.


Essa semana é exatamente para a gente tomar consciência daquilo que estamos fazendo com o que Deus nos deu. Com aquilo que o Senhor colocou em nossas mãos. Essa semana é exatamente para descobrir se nós estamos enterrando os talentos que Deus nos deu. Porque para cada um de nós Deus deu um talento. Ele não te colocou aqui sem nada. Ele te deu um talento. É e por esse talento, por esse carisma e por esse dom que você vai viver, que você vai crescer que você vai ganhar.


Vamos descobrir se nós enterramos o talento que Deus nos deu e se enterramos essa semana será de desenterrar esse talento em todas as areas de nossa vida. Vamos desenterrar esse talento para que ele possa multiplicar, dar frutos, crescer, abrir o nosso coração, abrir a nossa mente, a nossa saude, para que ele possa abrir todo o nosso ser.


Deus quer nos abençoar! Veja, Ele abençoa o que tem cinco talentos com mais cinco talentos e diz servo bom, servo fiel. O que recebeu tres talentos ele tambem abençoa ‘Muito bem, servo bom e fiel! Como foste fiel na administração de tão pouco, eu te confiarei muito mais. Vem participar da minha alegria!’. É a palavra forte de hoje, o Senhor nos chamando para participar da alegria dele. E durante toda essa semana você vai ver que nós vamos participar da alegria de Deus. A alegria de Deus é a sua alegria e a sua alegria é a alegria de Deus. Nós vamos desenterrar esse talento em todas as áreas de nossa vida e você pode dizer isso para o Senhor, Senhor você sabe que a minha vida está enterrada, que a minha saúde está enterrada, que os meus bens estão enterrados, que a minha casa está enterrada, que tudo em mim está enterrado Senhor. Eu quero desenterrar esse talento, eu preciso desenterrar esse talento, eu preciso dar passos.


Em 1983 eu era um jovem com 21 anos, talentoso, uma inteligência maravilhosa, uma memória muito boa, mas o meu talento estava enterrado naquele hotel, na vaidade, nas músicas, na cachaça, nas drogas, na prostituição, enterrado em tantas coisas do mundo. E foi preciso o Senhor me acolher, me chamar, me alegrar e o senhor me deu 12 anos. Quatro no convento franciscano, 8 em Nossa Senhora de Fatima para desenterrar o meu talento e quando eu desenterrei os meus talentos, que eu tomei posse dos meus talentos o senhor me confiou essa evangelização que agora no próximo dia 30 vai fazer 27 anos. E essa evangelização deu muitos frutos. Essa evangelização que fizemos ressuscitou, curou, libertou e ajudou muita gente. Essas missas que celebramos nas quartas e quintas feiras há 27 anos, foi preciso que eu arrancasse aqueles talentos que o Senhor tinha me dado e começasse a caminhar a multiplicar os dons, as graças que o senhor havia me confiado. ...


Amado, o Senhor te diz e me diz hoje, vem participar da minha alegria, da minha graça porque eu te darei mais e mais. Não pense só nos bens materiais não, Deus vai multiplicar na sua saúde, a sua saúde, os bens e as graças em você. Ele vai multiplicar em você tudo aquilo que Ele sabe que você necessita. Deus vai multiplicar os talentos em você...


Você tem que tomar posse das graças e bençãos que Deus está te dando. Você tem que tomar posse daquilo que Deus está fazendo na sua vida, você tem que prestar atenção porque esse pouco que ele te deu se você não enterrar você vai ver que ele vai crescer, multiplicar, encher o mundo. (...)


Você pode rever a missa de abertura da semana do Espírito Santo em nosso canal no youtube @renascidosempentecostes


16 visualizações0 comentário
bottom of page