top of page

Vocação ao matrimônio

Vocação ao matrimônio

“O matrimônio é o ícone do amor de Deus por nós, é um sinal precioso porque, quando um homem e uma mulher celebram o sacramento do matrimônio, Deus, por assim dizer, espelha-Se neles, imprime neles as suas características e o caráter indelével do seu amor” - Papa Francisco.

O matrimônio é uma instituição não apenas humana, mas divina, está inscrita na própria natureza do homem e da mulher conforme saíram da mão do Criador. “Não é bom que o homem esteja só” (Gn 2, 18). É um sacramento que faz de dois corpos uma só carne “de modo que já não são dois, mas uma só carne” (Mt 19, 6).

No limiar de Sua vida pública, Jesus opera seu primeiro milagre a pedido de sua Mãe em uma festa de casamento (bodas de Caná no Evangelho de S. João 2,1-11). A Igreja atribui grande importância à presença de Jesus nessa ocasião, vê nela a confirmação de que o casamento é uma realidade boa e o anúncio de que, daí em diante, esse sacramento é um sinal eficaz da presença de Cristo (CIC* 1613).

A graça do matrimônio é um fruto da cruz de Jesus Cristo, fonte de toda nossa vida cristã. O sentido original do casamento é vivê-lo com a ajuda d’Ele (CIC* 1615). Chegar juntos ao céu é o desejo que deve impulsionar cada casamento. O apóstolo Paulo nos diz: “Maridos, amai as vossas mulheres, como Cristo também amou a Igreja e se entregou por ela, para santificá-la” (Ef 5, 25-26). Os esposos se santificam pelo matrimônio e, assim, geram a semente que é a família.

O segredo da vida conjugal é o casal alimentar sua vida espiritual, ou seja, buscar em Deus o amor para, assim, ser amor para o outro. Deve-se estar alicerçado na Sagrada Escritura. Papa Francisco ressalta a importância da alegria do amor na família, e isso só é possível quando há comunhão dos casais com os filhos e, também, com Deus.

Seguir a Jesus Cristo é nossa primeira vocação e, a partir dela, você escolhe a Vida Religiosa ou Vida Matrimonial. O que não podemos esquecer é que não estamos sozinhos, o Espírito Santo de Deus está em nosso meio soprando em nosso favor.

Oliana Lima

3º Elo Comunidade Renascidos em Pentecostes

* CIC - Catecismo da Igreja Católica


95 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page