top of page

Sejamos Evangelho da Família e alegria para o mundo


“No termo deste Encontro Mundial das Famílias, reunimo-nos, como família ao redor da mesa do Senhor. Agradecemos ao Senhor pelas inúmeras bênçãos recebidas nas nossas famílias. Queremos empenhar-nos a viver plenamente a nossa vocação, para sermos, segundo as comoventes palavras de Santa Teresa do Menino Jesus, o amor no coração da Igreja”. (Papa Francisco)

Assim, começa a homilia do Papa Francisco no 9º Encontro Mundial das Famílias, que aconteceu no mês de agosto. É a Igreja - instituição abraçando e acolhendo a Igreja doméstica, com todo seu valor, seus dons e desafios. Papa Francisco exorta as famílias a se abrirem à graça da sua importância na construção de um mundo evangelizado, pois, para ele, a família é a esperança de vivenciar o novo Pentecostes, a cada geração, uma nova efusão do Espírito Santo, onde Deus concede a beleza de ter Jesus como nosso Advogado, nosso Consolador e, acima de tudo, o que nos dá coragem e sabedoria. Deus não disse que seria fácil, disse apenas que estaria conosco até o fim.

O Papa Francisco ainda reconhece a necessidade que o mundo tem do encorajamento que Deus promete, e faz ser dom para os que acreditam, desejam e pedem, tendo em vista que o mesmo Deus, que está disposto a nos encher com seus dons e coragem, respeita a vontade daqueles que permanecem indiferentes à graça, permanecendo no deserto e na escravidão. O Papa citou São Paulo, que nos diz que o matrimônio é uma participação no mistério da fidelidade perene de Cristo à sua esposa, a Igreja (Ef 5, 32).

Embora o Papa receie ser uma palavra dura, a beleza da Igreja é comparada ao matrimônio. Dura, segundo ele, pois não são todos que estão dispostos a experimentar o amor de Cristo pela Igreja como o amor do marido pela esposa; mesmo em proporções diferentes, é o mesmo amor, quando vivido de forma verdadeira e santa. O marido que ama sua esposa é como Cristo que ama a Sua Igreja; respeita, zela, abre mão, se sacrifica, morre para si, a fim de fazer o outro feliz. É o amor que pode curar gerações e, de fato, propiciar um novo Pentecostes.

O Papa diz ainda que, humanamente falando e sendo humilde em reconhecer, também podemos achar rígido o ensinamento do Senhor, no que diz respeito a perdoar o outro com a mesma força que pedimos perdão; continua sendo difícil e exigindo de nós grande esforço, mas vale a pena não desanimar.

O pontífice ainda convida cada batizado e confirmado na fé, a ser um missionário, saindo em missão, levando o Evangelho a todos os seus filhos; que cada um possa partilhar o Evangelho da família como alegria para o mundo.

E, com isso, eu te pergunto: Será que vamos colher frutos dessas sementes lançadas na Semana Nacional da Família e no Encontro Mundial das Famílias? Precisamos assumir nosso papel de evangelizar, imitar Cristo em nossas casas, amando, perdoando e morrendo para si. Somente se dissermos sim, verdadeira e honestamente, ao projeto de Deus, faremos nossa parte em ser Evangelho da família, alegria para o mundo.

Que possamos, então, pedir essa graça especial a Deus, e estar em comunhão com a Igreja, incondicionalmente.

 

Eliene Martins A. Portela

Bacharel em Administração / Pós-graduação em Gestão de Pessoas / Coach e Life Coach

3º Elo da Comunidade Renascidos em Pentecostes

138 visualizações0 comentário
bottom of page