Qual o significado do Tempo do Advento
- Renascidos em Pentecostes
- 2 de dez. de 2020
- 2 min de leitura

Qual o significado do Tempo do Advento?
“Mas tu, Belém – Efrata, embora pequena entre os clãs de Judá, de ti virá para mim aquele que será o governante sobre Israel. Suas origens estão no passado distante em tempos antigos.” (Miquéias 5:2)
O Advento é o tempo de preparação para celebrar o Natal e começa quatro domingos antes desta festa. Além disso, marca o início do novo Ano Litúrgico católico.
Do latim adventum, a palavra "advento" significa chegada e, neste caso, faz referência à chegada de Jesus ao mundo.
O Advento está dividido em duas partes: as primeiras duas semanas servem para meditar sobre a vinda do Senhor quando ocorrer o fim do mundo; enquanto as duas seguintes servem para refletir concretamente sobre o nascimento de Jesus e a preparação para a celebração do Natal.
Durante as semanas que antecedem ao Natal, é costume colocar em igrejas e casas a Coroa do Advento. A coroa do advento é uma coroa de ramos, com quatro velas (círios), que se acendem uma após a outra nos quatro domingos do Advento.
Este ramo está cheio de simbologia. A sua forma circular representa a eternidade e a sua cor (verde) remete para a esperança e vida. Em muitas coroas, existe uma fita vermelha, que simboliza o amor de Deus pela humanidade e o amor das pessoas que esperam o nascimento de Jesus.
Com o início de um novo ano Litúrgico e um novo ciclo da liturgia com o Advento, qual é o chamado deste tempo para nós católicos?
O tempo do advento é um apelo, para os cristãos reavaliarem suas ações, viverem o momento para a reflexão e aprimoramento de ações de caridade, amor, esperança e a fé. Busquem reconhecer em Cristo a salvação, procurando a conversão, a andar conforme Seus ensinamentos.
Assim, na preparação para a chegada do Salvador estejamos de coração contrito, com mudança interior de pensamentos e ações, vigilantes na oração e perseverantes na Boa Nova. “Não desprezas, ó Deus, um coração contrito e humilhado” (Sl 51, 19). Um coração em busca com sinceridade a conversão é a fonte de inestimável da comunhão com o Senhor e com os irmãos.
O Senhor Jesus Cristo deseja nascer em nossos corações. E nós, somos convidados a celebrar a cada dia uma nova vida como renovação de nossa existência, sedentos da presença do Senhor. Como diz a música: “Vem, Senhor Jesus/O coração já bate forte ao te ver/A tua graça hoje eu quero receber/Sem a bênção do Senhor não sei viver”.
Então, como você está preparando seu Advento?
Karla Regina Martins Moreira, professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, formada em Pedagogia – Séries Iniciais pela Universidade Católica de Brasília, pós-graduada em Neuropsicopedagogia Clínica pela Faculdade CENSUPEG em Santa Catarina, serva na Pastoral da MESCE da Paróquia São Pedro).
Comments