525634302981206
top of page
  • YouTube
  • Instagram
  • Facebook

Pecado venial e mortal

Pecado venial e mortal

Pecados são pecados, sejam grandes ou pequenos, graves ou leves, os pecados nos afastam de Deus, nos entristece, apesar de parecer nos proporcionar uma alegria momentânea, logo vem a sensação de vazio e de solidão. O pecado é uma ofensa a Deus “Pequei contra Ti, contra Ti somente; pratiquei o que é mau aos Teus olhos” (Sl 51,6).

Existem vários tipos de pecados, quanto à gravidade, quanto à diversidade. Porém, todos têm suas origens e suas consequências, todos tiram de nós a comunhão com Deus, mesmo sendo um pecado leve, se não buscarmos nos reconciliarmos com Deus, eles vão gerando um abismo entre nós e o céu.

Os pecados também são mensurados entre graves, os mortais, e leves, os veniais. Mas o que são pecados graves ou veniais?

“O pecado mortal destrói a caridade no coração do homem por uma infração grave da Lei de Deus; desvia o homes de um deus que é seu fim último e sua bem aventurança, preferindo um bem inferior” (CIC 1855). É o pecado contra as leis de Deus, contra os dez mandamentos, para esse tipo de pecado, é preciso a confissão para que haja a reconciliação, quem está pecado mortal não deve ser aproximar da Eucaristia sem a confissão. É um pecado cometido em plena consciência do erro e, mesmo que se alegue a falta do conhecimento das leis de Deus, não há como ignorar os princípios da moral da consciência de cada um. O pecado mortal rompe a aliança com Deus e, é preciso um caminho de volta, clamando a misericórdia de Deus. "Ora, as obras da carne são estas: fornicação, impureza, libertinagem, idolatria, superstição, inimizades, brigas, ciúmes, ódio, ambição, discórdias, partidos, invejas, bebedeiras, orgias e outras coisas semelhantes. Dessas coisas vos previno, como já vos preveni: os que as praticarem não herdarão o Reino de Deus" (Gálatas, 5,19-21).

O pecado venial, que são os pecados leves, esses são os cometidos diariamente e com frequência. Ele tem suas consequências na alma e, se não for de imediato redimido, gera uma abertura para um pecado mortal. O Pecado venial não quebra a aliança com Deus, é passível de reparação. “Não priva da graça santificante, da amizade com Deus, da caridade nem, por conseguinte, da bem-aventurança eterna” (CIC 1863). Fofoca, conversa contra a moral, julgamentos, são alguns tipos de pecado venial.

A principal diferença entre o pecado mortal e o venial é que um, o mortal, para que se retorne ao banquete eucarístico, para voltar a comungar é necessário que se busque a confissão tendo o desejo sincero de não mais pecar. Já o venial, pode ser redimido durante o ato penitencial na missa, sendo que é necessário e bom para o cristão que se confesse com frequência, para que o pecado venial não se torne pecado mortal, pois muitos pecados, mesmo leves, podem ferir o outro, além de manchar nossa alma. A confissão fortalece o cristão nessa luta contra o pecado, seja ele leve ou grave.

Eliene Portela

Membro do 3º Elo da comunidade Renascidos em Pentecostes


Comentarios


Curta no Facebook
Assista no Youtube
Compartilhe esta página:

Por RK Estrategia Digital © renascidosempentecostes.com.br 2009-2025 Renascidos em Pentecostes - Todos os direitos reservados 

ASSOCIAÇÃO DE FIÉIS RP CNPJ: 20466270-0001/08 - AR GLEBA 03,MODULO 369,CHAC 372.
NUCLEO RURAL ALEXANDRE GUSMÃO 

Produtos comprado no portal são entregues em até 8 dias úteis

bottom of page