top of page

O que são indulgências e como obtê – las?

O que são indulgências e como obtê – las?

“Sempre sou eu quem deve apagar tuas faltas, e não mais me lembrar de teus pecados” (Is 43:25).


Mas você sabe ao certo o que é indulgência e como obter? Bem, vamos à explicação. A palavra indulgência, segundo o dicionário Aurélio ( ano, p.), vem do verbo indulgenciar; perdoar.

O Catecismo da Igreja Católica nos ensina que “Pelas indulgências, os fiéis podem obter para si mesmos e também para as almas do Purgatório a remissão das penas temporais, consequências dos pecados” (CIC, §1498).

“A doutrina e o uso das indulgências vigentes na Igreja Católica há vários séculos encontram sólido apoio na Revelação divina, a qual vindo dos Apóstolos “se desenvolve na Igreja sob a assistência do Espírito Santo”, enquanto a Igreja no decorrer dos séculos, tende para a plenitude da verdade divina, até que se cumpram nela as palavras de Deus (Dei Verbum, 8)” (DI, 1).

Todos nós que somos pecadores, além do pecado temos a consequência do pecado. Entenda que, o pecado tem duas consequências: a culpa e a pena. A culpa é perdoada na Confissão; a pena, que é a desordem que o pecado provoca no pecador e nos outros, e que precisa ser reparada, é eliminada pela indulgência que pode ser plenária (total) ou parcial.

Fazendo uma comparação: Um indivíduo belisca o outro, em algum momento este indivíduo se arrepende de ter beliscado, mas não se sabe que consequência aquele beliscão teve na vida do outro, ou para os que rodeiam. A indulgência, por sua vez, apaga a “pena” do pecado. Apaga as “desordens” do pecado, as consequências.

Uma curiosidade: conta a história que antigamente, a absolvição dos pecados só era dada aos penitentes que se acusassem dos próprios pecados e se submetessem a uma pesada penitência pública, além de serem privados da participação na Liturgia e na vida comunitária.

E como obter a indulgência plenária? De acordo com o Manual das Indulgências, para se ganhar uma indulgência plenária (uma vez por dia apenas), para si mesmo ou para as almas, deve-se fazer:

a) Uma Confissão individual rejeitando todos os pecados (basta uma Confissão para várias indulgências);

b) Receber a Sagrada Eucaristia

c) Rezar pelo Papa ao menos um Pai-nosso, uma Ave-Maria e a profissão de Fé.

Não é necessário que tudo seja feito no mesmo dia. Além disso, escolher uma dessas práticas:

1. Adoração ao Santíssimo Sacramento pelo menos por meia hora (concessão n. 3); 2.Leitura espiritual da Sagrada Escritura ao menos por meia hora (concessão n. 50); 3. Piedoso exercício da Via Sacra (concessão n. 63); 4. Recitação do Rosário de Nossa Senhora na igreja, no oratório ou na família ou na comunidade religiosa ou em piedosa associação (concessão n. 63).

Mas por conta do ano dedicado a São José, por meio de um decreto aprovado pelo Papa Francisco e assinado pelo Penitenciário-Mor, Cardeal Mauro Piacenza, o Santo Padre convocou, “que todos os fiéis com o seu exemplo (de São José) possam fortalecer diariamente a sua vida de fé em plena realização da vontade de Deus”.

Participando do Ano de São José “com o espírito desprendido de qualquer pecado”, os fiéis poderão obter a Indulgência através de várias modalidades que a Penitenciaria enumera no Decreto.

Quem meditar “por pelo menos 30 minutos a oração do Pai-Nosso”, ou participar de um retiro espiritual, mesmo por um dia “que inclui uma meditação sobre São José”, poderá se beneficiar deste dom especial. “São José, verdadeiro homem de fé, nos convida”, diz o Decreto, “a redescobrir nossa relação filial com o Pai, a renovar a fidelidade à oração, a ouvir e corresponder com profundo discernimento à vontade de Deus”. Daí a decisão da Penitenciaria, de acordo com a vontade do Pontífice, de conceder a Indulgência plenária até 8 de dezembro de 2021 nas condições habituais: confissão sacramental, comunhão eucarística e oração de acordo com as intenções do Papa.

Durante este ano especial, há muitas formas novas para que os católicos possam lucrar uma indulgência plenária, que apaga toda pena temporal causada pelo pecado, entre as quais está confiar seu trabalho cotidianamente à proteção de São José Operário ou Rezar o Santo Terço com suas famílias.

Estas ações devem ser acompanhadas das três condições habituais para lucrar qualquer indulgência plenária, que são a confissão sacramental, a comunhão eucarística e a oração pelas intenções do Papa. Em caso de impedimentos de força maior, a pessoa deve ter a intenção de cumpri-los o mais rápido possível e deve desprender-se completamente do pecado.

De acordo com o decreto da Penitenciária Apostólica, existem 15 formas de receber uma indulgência no Ano de São José:

1) Participar de um retiro espiritual de pelo menos um dia que inclua uma meditação sobre São José.

2) Pedir em oração a intercessão de São José para que os desempregados possam encontrar um emprego digno.

3) Rezar as Ladainhas de São José a favor dos cristãos perseguidos. Os católicos bizantinos têm a opção de rezar um Akathistos( um grande hino litúrgico da Igreja grega antiga, organicamente estudada para celebrar o mistério da Mãe de Deus) para São José.

4) Confiar o trabalho e as atividades diárias à proteção de São José Operário.

5) Seguir o exemplo de São José e realizar uma obra de misericórdia corporal como alimentar os famintos, dar de beber aos sedentos, vestir os nus, hospedar o peregrino, visitar os presos e os enfermos e enterrar os mortos.

6) Realizar uma das obras espirituais de misericórdia, como confortar os tristes, dar bons conselhos a quem precisa, ensinar a quem não sabe, corrigir quem se engana, sofrer pacientemente os defeitos dos outros, perdoar quem nos ofende e rezar pelos vivos e pelos mortos.

7) Rezar o Terço com a sua família para que “todas as famílias cristãs se sintam encorajadas a recriar a mesma atmosfera de comunhão íntima, de amor e oração que se vivia na Sagrada Família”.

8) Os casais de namorados também podem receber uma indulgência rezando o Terço juntos.

9) Meditar por pelo menos 30 minutos a oração do Pai-Nosso, porque São José “nos convida a redescobrir nossa relação filial com o Pai, a renovar a fidelidade à oração, a ouvir e corresponder com profundo discernimento à vontade de Deus”.

10) Fazer uma oração aprovada a São José no Domingo de São José, que é o domingo depois do Natal na tradição católica bizantina.

11) Celebrar a festa de São José em 19 de março, realizando um ato de piedade em honra a São José.

12) Fazer uma oração aprovada a São José no dia 19 de qualquer mês.

13) Honrar São José realizando um ato de piedade ou fazendo uma oração aprovada em qualquer quarta-feira, dia tradicionalmente dedicado a São José.

14) Rezar a São José na festa da Sagrada Família celebrada em 27 de dezembro.

15) Celebrar a festa de São José Operário no dia 1º de maio, realizando um ato de piedade ou oferecendo sua oração.



Karla Regina Martins Moreira, professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, formada em Pedagogia – Séries Iniciais pela Universidade Católica de Brasília, pós-graduada em Neuropsicopedagogia Clínica pela Faculdade CENSUPEG em Santa Catarina, serva na Pastoral da MESCE da Paróquia São Pedro).









339 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page