top of page

O CAMINHO DA VIDA ESPIRITUAL EM CASAL


O CAMINHO DA VIDA ESPIRITUAL EM CASAL


Estreio como colunista do site Renascidos em Pentecostes com este tema significativo para mim. Sou Michelle Abrantes, cantora católica e casada com o Rodrigo Silva desde 2007. Tivemos um grande presente de caminhar em casal numa vida espiritual desde o nosso namoro. Quero neste texto despertar os casais a seguirem este caminho, um itinerário único e especial que é a vivência desta espiritualidade a três: Deus, você e seu (sua) cônjuge.


A partir do SIM de um para o outro, diante do altar de Deus, o casal começa a trilhar uma vida inteira sob a rocha que é DEUS. E, claro, que é uma decisão do casal ter uma vida de casado fundada num equilíbrio em todas as dimensões da vida: espiritualidade, corpo, intelecto, emoções, missão e convivência numa vida comunitária. Mas a Espiritualidade é o combustível para toda vida a dois, para isso, o casal precisa reconhecer que ambos estão sob o terno olhar de Deus. Jesus Cristo deve estar acima do casal. Ele cuida e estabelece critérios para os relacionamentos. Poucos casais param e se perguntam em momentos de decisão e em momentos de crise relacionais, qual é a vontade de Deus para eles. E muitas decisões são tomadas no lar sem a consulta a Deus. Para se colocar sob a autoridade divina e buscá-la com alegria, o casal precisa nutrir a consciência de que o lar cristão é firmado sobre o Senhor, é constituído para o Senhor e é propriedade do Senhor. Ele está sempre presente nos planos e aspirações do casal.


O homem e mulher de Deus precisam ter um coração e uma vida de oração voltados para cobrir e proteger um ao outro e a sua família. Vemos este exemplo na vida de Esdras: “Para nos humilharmos perante o nosso Deus, para lhe pedirmos jornada feliz para nós, para nossos filhos, e para tudo o que era nosso.” (Esdras 8,21)


Penso que além de cobrir a vida um do outro e dos familiares com oração, o casal deve proporcionar um ambiente de oração entre si, onde não só recebam oração em seu favor, mas também aprendam a orar uns pelos outros. Além disso, sempre que possível, a família também deve procurar orar juntos, como muitas vezes acontecia também com os irmãos da igreja em seu início: “Passados aqueles dias, tendo-nos retirado, prosseguimos viagem, acompanhados por todos, cada um com sua mulher e filhos, até fora da cidade; ajoelhados na praia, oramos.” (Atos 21,5)


O casal cristão deve aprender a prática de orar junto. Não quero dizer orar junto o tempo todo, pois a vida de oração e devoção a Deus ainda tem caráter individual, mas quando o casal ora junto, goza de princípios operando em seu favor que orando sozinho não se experimentaria. A oração à dois desenvolve uma sintonia natural e espiritual entre o casal. Observe que os desentendimentos vão roubar deles o poder de unidade nas orações, que por sua vez serão impedidas:

“Igualmente vós, maridos, vivei com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais frágil, e como sendo elas herdeiras convosco da graça da vida, para que não sejam impedidas as vossas orações.” (1 Pedro 3,7).


A “correria” é um dos maiores inimigos deste tempo de oração que o casal deve ter junto. E cada um deve aprender a “driblar” suas dificuldades e conseguir praticar um pouco mais este princípio de oração conjunta de alguma forma. Mas não deixem isso arrefecer a escolha de orar a dois.


Orar juntos não é algo que os cônjuges conseguem só por estar no mesmo ambiente ao mesmo tempo; envolve acordos, orar pelos mesmos propósitos e pedidos. O importante é que cada casal, com a criatividade vinda do Espírito Santo, aprendam a melhor forma de, além de manter a vida individual de oração, também conseguirem orar juntos e um pelo outro. Não deve haver vergonha ou críticas quanto à forma de cada um orar. A intimidade no que diz respeito à vida espiritual precisa ser desenvolvida da mesma forma que a física e emocional, esperando o desenvolvimento e o tempo um do outro.


A verdadeira espiritualidade considera um relacionamento correto diante de Deus e diante das pessoas. E, a espiritualidade do casal, considera um relacionamento correto dos dois diante de Deus e entre si. O casal cristão precisa nutrir a consciência da direção e da presença divina no lar, precisa ver seu lar como sendo propriedade do Senhor. O marido é o sacerdote do lar é o intercessor da família, aquele que ora pela esposa ao invés de se queixar dela; aquele que ora pelos filhos ao invés de apenas dar-lhes broncas. O marido cristão dobra os joelhos para pedir pela esposa e filhos. As mulheres têm a missão de dar o tom da vida e o rumo a seguir no lar. As muitas admoestações de Provérbios sobre a mulher mostram isso: uma mulher levanta ou derruba um homem; ela o muda para pior ou para melhor; ela é que comanda nos bastidores. Sua influência, seu jeito, sua postura fazem as coisas acontecer. Se ela tem equilíbrio espiritual, tudo se ajusta. O homem é a fonte de equilíbrio e ela o manual de equilíbrio. E, quando os dois têm consciência de que são do Senhor e ambos mantêm o lar nos caminhos do Senhor, tudo flui bem.


A espiritualidade do casal inclui a consciência de que construíram um lar para Deus. A espiritualidade do casal é mais que atos e liturgia, são atitudes que se resumem a uma consciência: “Nada irá destruir a família, pois a nossa casa está SOBRE A ROCHA!”.


ORAÇÃO - A oração que transforma o casal

Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, obrigado pelo profundo dom do sacramento do matrimônio. Obrigado pelo magnífico presente que é o/a- meu/minha esposo(a), A quem Tu, perfeita providência, escolheste para mim desde toda a eternidade. Permite que eu sempre o(a) trate como realeza com toda a honra, respeito e dignidade que merece. Ajuda-me, meu Deus, a ser desprendido(a) no meu casamento para dar tudo pelo meu/minha esposo(a), sem reservar nada para mim, sem esperar nada em troca, reconhecendo e agradecendo tudo o que ele(a) faz por mim e pela nossa família todos os dias. Senhor, fortalece, protege e abençoa nosso casamento.


Ajuda-nos a orar juntos todos os dias. Permite-nos confiar em Ti do jeito que Tu mereces. Que nosso casamento seja frutífero e aberto à Tua vontade, no privilégio da procriação e cuidado com a vida. Ajuda-nos a construir uma família forte, segura, amorosa, cheia de fé; uma verdadeira Igreja doméstica. Santíssima Virgem Maria, colocamos nosso casamento em Tuas mãos. Protege nossa família sob o Teu Manto Sagrado. Senhor Jesus, confiamos em Ti, porque sempre estás conosco e queres o melhor para nós, dando-nos sempre o que é bom, Inclusive as cruzes que permites em nossas vidas. (E terminem dizendo um ao outro) Querido(a) ….. (nome do cônjuge): Você e eu somos um. Eu te prometo que sempre te amarei e serei fiel a ti, nunca te abandonarei e daria minha vida por ti. Com Deus e contigo na minha vida eu tenho tudo. Obrigado(a), Jesus. Nós te amamos. Amém.


Bênçãos do céu!

Michelle Abrantes

636 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page