Maio: Mês de Pentecoste
- Renascidos em Pentecostes
- 15 de mai. de 2021
- 2 min de leitura

“Chegando o dia de Pentecoste, estavam todos reunidos num só lugar. De repente veio do céu um som, como um vento muito forte, e encheu toda a casa na qual estavam assentados. E viram o que parecia línguas de fogo, que se separaram e pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito os capacitava” (At 2:1-4).
Pentecostes é uma das celebrações mais importantes do calendário cristão e comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo e sua mãe Maria.
Celebrado 50 dias após o domingo de Páscoa, Pentecostes ocorre no décimo dia depois da ascensão de Jesus Cristo aos céus. Isto porque Nosso Senhor Jesus Cristo após Sua ressurreição passou 40 dias instruindo aos seus discípulos os últimos ensinamentos. Os dez dias restantes, para completar a grande festa de Pentecostes, os discípulos permaneceram no cenáculo até a vinda do Espírito Santo.
O termo grego Pentecostes significa “cinquenta dias depois”. Ele começou a ser usado para se referir à Festa da Colheita ou das Semanas (o Shavuoth) do povo judeu, uma festa agrícola de agradecimento ao Senhor pelas colheitas que duravam 7 semanas, desde a Páscoa até ao 50º dia, encerrando os festejos pascais. Era uma festa de alegria e partilha com os mais necessitados.
A data simboliza também o nascimento da Igreja, com o acontecimento a permitir o acesso ao Evangelho pelas diferentes nações e a cumprir a profecia de Jesus sobre o envio do seu Espírito Santo aos homens. “Mas recebereis o poder do Espírito Santo que virá sobre vós, para serdes minhas testemunhas em Jerusalém, por toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra” (At 1,8).
Por ser uma data móvel, Pentecostes, neste ano de 2021, ocorrerá no mês de maio, mais precisamente no dia 23. Até lá, entremos em constante oração, invocando ao Espírito Santo, a paz, o entendimento, a sabedoria, o discernimento e a fé inabalável, para cada vez mais sermos testemunhas das promessas de Deus sobre a humanidade. Que a força do Espírito Santo venha como o fogo que limpa e purifica nossos corações cultivando o amor e a paz.
Karla Regina Martins Moreira, professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, formada em Pedagogia – Séries Iniciais pela Universidade Católica de Brasília, pós-graduada em Neuropsicopedagogia Clínica pela Faculdade CENSUPEG em Santa Catarina, serva na Pastoral da MESCE da Paróquia São Pedro).
Comments