top of page

Homilia Santa Missa

SANTA MISSA – 23º DOMINGO DO TEMPO COMUM - 06 SETEMBRO DE 2020

HOMÍLIA : PADRE MOACIR ANASTÁCIO

· 1ª Leitura - Ezequiel 33, 7 – 9

· Salmo - 94/95 – “ Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: Não fecheis os corações como em Meriba”.

· 2ª Leitura - Romanos 13, 8 – 10

· Evangelho - Mateus 18, 15 – 20

O Padre Moacir começou oferecendo a missa a comunidade no geral e também aos Renascidos em Pentecostes que se encontravam no 1º Retiro Espiritual presencial do ano.

A situação de Ezequiel era difícil, pois ele devia falar àquele povo pecador o que teria que ser dito, (...) “se eu disser que o ímpio vai morrer e você não falar para o ímpio, ele vai morrer por causa do seu pecado”, e Ezequiel iria responder pela sua morte, mas se você falar a esse irmão e ele não mudar seu proceder e não se converter, você estará livre da culpa desse irmão. Deus salva e quer nos salvar, mas é necessário se arrepender, pedir perdão e mudar nosso proceder.

Nós como batizados e filhos de Deus temos que ficar muito atento nas palavras benção e maldição, pois temos a benção e maldição, a benção vem de Deus (ligares aos céus, terás alegria, salvação, libertação) e a maldição vem do demônio (desligares dos céus terá pragas, maldições, rituais satânicos, tristezas). Somos chamados a abençoar e não amaldiçoar.

Aquela benção dos pais na hora de dormir e ao levantar-se é muito importante, pai e mãe tem que abençoar os filhos, mas hoje em dia não acontece mais, uma benção de pai ou mãe alcança até a 5ª geração de uma pessoa. O Padre repete, ‘tudo o que ligares na Terra será ligado no céu’. Preciso estar em união, para que onde dois ou três estiverem reunidos em Meu Nome, Eu Estou no meio de vós, Eu estarei ali, isso é uma promessa de Deus para nós.

Hoje temos que estar atentos a essa divisão que existe no seio familiar e até mesmos nas comunidades. Numa família se houver divisão não existirá um crescimento espiritual. Os casais precisam andar juntos, caminhar juntos, ambos têm que aprender a ceder em algum momento, deve haver diálogo, escuta, partilha e até procurar ajuda na Igreja, “Pois se vos unirem sobre a Terra para pedir o que for”, Deus ouvirá as suas preces. Temos a garantia que o Senhor está dentro de nossas casas. É promessa de Deus.

No salmo de hoje diz: “Não fecheis os corações como em Meriba”. Não feche o seu coração para Deus, preste atenção na palavra do Senhor, devemos sempre nos voltar para Deus, aclamar e clamar por esse Rochedo que nos salva, pois somos seu povo e seu rebanho, o salmista rei Davi nos convida a irmos para junto de Deus, ele mesmo sendo rei, não tinha vergonha de se prostrar, vestir trapos, se cobrir de cinzas e dançar diante de Deus. Pertencemos a Deus.

Nesse “novo normal” que vivemos hoje, não espere que a normalidade volte como antes, pois não vai, teremos que viver com isso, pois o vírus não se acabará de uma hora para outra, Deus assim permitiu conforme revelação dada por Deus a mim no dia 12 de março desse ano. Mas, mesmo com a pandemia as pessoas não estão buscando a Deus. A esperança é a vacina, o mundo não será mais o mesmo, mesmo depois da pandemia.

Padre Moacir relatou que tem muitas igrejas com bastantes problemas para pagar as contas, muitos países estão quebrados financeiramente, tem desemprego e a fome está aparecendo.

A nossa rocha como diz o rei Davi é Deus, temos que rezar, reze amado, em qualquer situação, levante as mãos para o céu e clame a Deus, reze como diz São Paulo, “Somos ovelhas rebeldes”, mas mesmo assim Deus cuida de nós. Oxalá! Se ouvisses hoje a voz de Deus, não faça como em Massa e em Meriba, que fizeram serpentes para serem adoradas, mas Deus em sua misericórdia perdoou e deu a cura para o povo, por amor ao seu povo.

Devemos rezar a Deus sempre, mesmo no sofrimento e com toda provação. Os seus pais no deserto me provocaram em Meriba e em Massa, mas mesmo assim eu os perdoei, eu os amei, olhem para as minhas obras e vejam o quanto eu já fiz por vocês. Deus nos ama sem impor condições.

Vamos pedir nesse fim de domingo, que o sol brilhe para todos e que nós voltemos para Deus. Amém.

Pelo Casal: Silvana Bezerra e Sebastião Francisco

Comunidade Renascidos em Pentecostes – 3º Elo

10 visualizações0 comentário
bottom of page