top of page

Férias escolares em tempo de pandemia: O que fazer com a criançada?

Janeiro chegou e, com ele, uma época muito esperada pelas crianças, o período de férias. Mas então, em tempos de pandemia, com os cuidados e protocolos de segurança mais acirrados por conta deuma nova onda da Covid 19 ou nova cepa (nova variante da Covid 19) o que fazer com a criançada nas férias?

Sabemos que estamos em quarentena há quase 10 meses (e as crianças dentro de suas casas). Diante desse contexto, o que fazer para entreter os pequenos e evitar que fiquem muito tempo presos às telas?

Minha primeira sugestão é uma conversa sobre como serão as férias explicando os motivos já bem sabidos pelas crianças. Sendo assim, montem um plano de atividades a serem realizadas durante as férias.

Nesse período, muitas famílias já se organizaram para as viagens de férias. No entanto, vale lembrar que é importante manter as medidas de segurança e higienização é tarefa numero 1 durante o período de viagem. Continuem mantendo o distanciamento, usando a máscara e fazendo a limpeza das mãos constantemente.

Aos que permanecerão na cidade, que tal um tour por nossa capital? Brasília tem lugares ao ar livre, monumentos a serem visitados que poderão ser uma ótima alternativa para passar o tempo de férias. Montem um roteiro de visitação (não precisa conhecer Brasília num único dia). Tirem fotos para lembrar que férias também é curtir e conhecer nossa cidade.

Aproveitem os dias de sol de verão e façam passeios aos parques da cidade. Munidos de água,protetor solar e animação, levem as crianças para tomar sol, correrem, andarem de bicicleta ou patins, sentirem a brisa no rosto, suarem um pouco, fazerem exercícios e, se possível, caso não haja aglomeração, respirem o ar puro sem a máscara.Ah! Que tal um piquenique no parque? Mais uma dica!

Programem sessões de cinema em casa a custo praticamente zero! Escolham filmes recém-lançados que se encontram em plataformas digitais. Preparem a pipoca e curtam o momento em família. Têm excelentes filmes religiosos e apropriados para crianças. Mais um momento de evangelizar a família.

Proponham um momento culinário. Descubram o prazer de fazerem juntos algum prato que a família gosta. Ótimo momento para desfrutar da alegria em estarem juntos. A meninada curte cozinhar com os pais e depois falar: ”Eu quem ajudei ou fiz a comida hoje!”

Separem um tempo para a leitura. O exemplo dos pais é copiado pelos filhos. Pais leitores, bem como pais orantes são seguidos pelos filhos. Separem livros com histórias a serem lidas um pouco a cada dia. A leitura da Bíblia para crianças é uma ótima oportunidade de aprender sobre a vida de Cristo. Estimulem o debate da parte da história lida e o que deixou de lição.

Aproveitem para reciclar e reaproveitar os brinquedos e roupas que não mais servem ou que não interessam às crianças e estimulem a doação e a caridade. Com segurança, e previamente agendada, façam uma visita a uma instituição para entrega das doações.

E não se esqueçam de estipular um tempo para usos de eletrônicos, principalmente com os adolescentes. Muito importante definir um horáriopara não exceder e abusar das tecnologias.

E mais uma vez em tempo de pandemia, cabe-nos mais uma vez reinventar, brotar a criatividade e não deixar o tédio tomar conta das crianças e de nós mesmos. Tenhamos a fé que tudo passará! E tenhamos a certeza de que a criançada terá muitas novidades a serem compartilhadas presencialmente, quando for o caso, ou nas redes sociais. Boas férias!

Karla Regina Martins Moreira, professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, formada em Pedagogia – Séries Iniciais pela Universidade Católica de Brasília, pós-graduada em Neuropsicopedagogia Clínica pela Faculdade CENSUPEG em Santa Catarina, serva na Pastoral da MESCE da Paróquia São Pedro).

114 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page