top of page

Felizes os convidados para a Ceia do Senhor

Atualizado: 2 de mai. de 2021

“Ele me diz, então: ‘Escreve: Felizes os convidados para a ceia das núpcias do Cordeiro. ‘Disse-me ainda: ‘Estas são palavras autênticas de Deus”(Ap19: 9).


Nós católicos durante longos dois milênios somos os convidados do banquete do Senhor como foram seus discípulos. Somos convidados a participar da Santa Eucaristia, desse sacramento em ação de graças.


Tanto Eucaristós, no grego, quanto Eucaristia, na língua portuguesa, significa “ação de graças“, ou seja, “dar graças” ou “agradecimento“. Portanto, pode-se dizer que ao participarmos da missa celebrada com esse sacramento, estamos em uma ação de graças com a presença de Jesus Cristo.


Esse significado tem relação direta com a Santa Ceia, na qual Jesus deu aos seus discípulos o seu corpo e o seu sangue. E atualmente, isso é feito durante a missa na Eucaristia, pelo ministério do sacerdote e do diácono, ministros ordinários da distribuição aos irmãos do pão da vida e do cálice da salvação. O pão e o vinho são convertidos no corpo e sangue do Senhor. Portanto, aqueles que os recebem com fé são transformados em Eucaristia viva.


O sacerdote, após partir o pão consagrado, isto é, o corpo de Jesus, o mostra aos fiéis, convidando-os a participar do banquete eucarístico. Nesse momento, é dita a seguinte frase: “Felizes os convidados para a Ceia do Senhor: eis o Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo”. 


Nesse contexto, o papa Francisco afirmou: “Cada celebração da Eucaristia é um raio daquele sol sem ocaso que é Jesus ressuscitado. Participar da Missa, em particular aos domingos, significa entrar na vitória do Ressuscitado, ser iluminados pela sua luz, abrasados pelo seu calor. Pela celebração eucarística, o Espírito Santo torna-nos partícipes da vida divina que é capaz de transfigurar todo o nosso ser mortal. E na sua passagem da morte para a vida, do tempo para a eternidade, o Senhor Jesus arrasta-nos também com Ele para fazer a Páscoa. Na missa, faz-se a Páscoa. Nós, na Missa, estamos com Jesus, morto e ressuscitado e Ele arrasta-nos em frente, para a vida eterna. Na Missa unimo-nos a Ele” (Papa Francisco, Audiência Geral de 22 de novembro de 2017).


Portanto, ao receber a Comunhão, agradeçamos ao Senhor por nos fazer seus convidados e pedir ao que foi recebido a transformação de nossa vida.


Karla Regina Martins Moreira, professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, formada em Pedagogia – Séries Iniciais pela Universidade Católica de Brasília, pós-graduada em Neuropsicopedagogia Clínica pela Faculdade CENSUPEG em Santa Catarina, serva na Pastoral da MESCE da Paróquia São Pedro).


1.252 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page