525634302981206
top of page
  • YouTube
  • Instagram
  • Facebook

Eucaristia: Corpo, alma e divindade de Cristo.

Eucaristia: Corpo, alma e divindade de Cristo.

“Na noite em que ia ser entregue, o Senhor Jesus tomou o pão e, depois de dar graças, partiu-o e disse: ‘Isto é o meu corpo entregue por vós. Fazei isto em memória de mim’. Do mesmo modo, depois da ceia, tomou também o cálice e disse: ‘Este cálice é a nova aliança no meu sangue. Todas as vezes que dele beberdes, fazei-o em minha memória’. De fato, todas as vezes que comerdes deste pão e beberdes deste cálice, estareis proclamando a morte do Senhor, até que ele venha” (1 Co. 11, 23-26).


A Sagrada Eucaristia é o maior dos sacramentos da Igreja. È a fonte de vida que enriquece e intensifica a vida de graças em nós. A Eucaristia é a presença real do corpo, alma e divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Jesus, ao falar sobre o Pão e o Vinho, enfatiza que “Isto é o meu corpo”. Ele não diz que “representa” de forma simbólica o seu corpo, mas Ele diz que o pão e vinho são verdadeiramente o seu Corpo e Sangue. E ainda ordena “fazei isto em memória de mim”, como a Igreja faz em cada Santa Missa, atualizando e fazendo memória do sacrifício que Cristo realizou para nossa salvação.


A Sagrada Comunhão é a saúde da alma e do corpo, remédio para nossas enfermidades espirituais, é a presença viva de Nosso Senhor Jesus Cristo para nos livrar de todos os males e ajuda – nos a seguir nossas vidas conforme a vontade do Pai.


A Eucaristia é o coração e o ápice da vida da Igreja, pois nela Cristo associa sua Igreja e todos os seus membros a seus sacrifícios de louvor e de ação de graças oferecido uma vez por todas na cruz a seu Pai: por seu sacrifício ele derrama as graças da salvação sobre o seu corpo, que é a Igreja (CIC, 1407).


Para tanto, precisamos estar atentos em todo o instante ao milagre que se renova no altar em cada Eucaristia, pois sabemos que ali está Nosso Senhor vivo, real, ressuscitado.

A Eucaristia é o memorial da páscoa de Cristo: isto é, da obra da salvação realizada pela Vida, Morte e Ressurreição de Cristo, obra esta tornada presente pela ação litúrgica. É Cristo mesmo, sumo sacerdote eterno da nova aliança, que, agindo pelo ministério dos sacerdotes, oferece o sacrifício eucarístico. E é também o mesmo Cristo, realmente presente sob as espécies do pão e do vinho, que é a oferenda do Sacrifício Eucarístico (CIC, 1410).


Ao participarmos da Sagrada Comunhão, reconhecemos que estamos diante Daquele que pode todas as coisas. Somos capazes de sentir nosso coração arder, os olhos abrirem e com toda força e fé para proclamarmos que Jesus é o Salvador.

“Como a música nos diz:” Senhor, quando te vejo no sacramento da comunhão. Sinto o céu se abrir e uma luz a me atingir. Esfriando minha cabeça e esquentando meu coração. “É essa a confirmação da certeza que Cristo se faz presente de corpo, alma e divindade ao recebermos a Comunhão”.Sim, é Nosso Senhor Jesus Cristo presente na Eucaristia para que possamos entrar em comunhão com Ele.

Ao contemplarmos tamanha grandeza desse sacramento, só podemos dizer como Tomé, ao tocar Jesus depois de ressuscitado: “Meu Senhor e Meu Deus!” (Jo 20: 28) e, ainda completo: Meu Deus e meu Tudo!

Karla Regina Martins Moreira, professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, formada em Pedagogia – Séries Iniciais pela Universidade Católica de Brasília, pós-graduada em Neuropsicopedagogia Clínica pela Faculdade CENSUPEG em Santa Catarina, serva na Pastoral da MESCE da Paróquia São Pedro).



1 Comment


Amei o conteúdo da pagina

Like
Curta no Facebook
Assista no Youtube
Compartilhe esta página:

Por RK Estrategia Digital © renascidosempentecostes.com.br 2009-2025 Renascidos em Pentecostes - Todos os direitos reservados 

ASSOCIAÇÃO DE FIÉIS RP CNPJ: 20466270-0001/08 - AR GLEBA 03,MODULO 369,CHAC 372.
NUCLEO RURAL ALEXANDRE GUSMÃO 

Produtos comprado no portal são entregues em até 8 dias úteis

bottom of page