Como cuidar da saúde espiritual?
- Renascidos em Pentecostes
- 22 de mar. de 2021
- 2 min de leitura

Como cuidar da saúde espiritual?
“Ou não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo, que habita em vós, o qual recebestes de Deus e que, por isso mesmo, já não vos pertenceis? Porque fostes comprados por um grande preço. Glorificai, pois a Deus no vosso corpo” (1Cor 6;19-20).
No longo correr da vida diária, temos a preocupação de reservar um tempo para recompor nossa energia, fazendo as nossas refeições para assim darmos conta das atividades rotineiras (trabalho, casa, família).
Mas você já parou e se perguntou: “Como cuidar da minha saúde espiritual? A que horas deverei fazer minha alimentação espiritual?” Como assim? E Jesus respondeu: “Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus” (Mt 4:4).
Nosso corpo e, claro nossa mente, necessitam de alimentos e atitudes geradores de energia, vitalidade e saúde. Mas esquecemos que nossa alma e o nosso espírito necessitam também de uma alimentação diária.
E como se dá essa reposição de força, fé, perseverança que nos sustenta e nos fortalece em nossas batalhas? Simples: por meio da oração como a forma mais sublime e íntima de conversar com Deus.
Se temos a preocupação de parar com nossas tarefas para alimentarmos o corpo, crie e organize um tempo para alimentar sua alma. Se sua alma não estiver fortalecida com a oração, a prece diária, a contemplação da palavra do evangelho, você adoece, mingua. Assim como a comida é para o corpo, a oração é para o espírito.
Reserve um tempo. Mas meu dia é corrido!! Na execução de seus afazeres, converse com o Pai em oração. No trajeto de casa para trabalho ou de trabalho para casa no ônibus ou no carro, fale com Deus. Contemple a vida de Nosso Senhor Jesus Cristo com o Santo Terço. Tudo isso nos ajuda a cuidar de nossa saúde espiritual.
Tudo é corrido! Mais um alerta de que sua alma está acelerada e pode adoecer, pois deixa que as intempéries e as tribulações povoem sua vida e sua mente por falta do alimento diário: a oração. Ter o pensamento positivo nada mais é do que viver em comunhão diária com Deus. “Em sua agonia, clamaram então ao Senhor, e ele os livrou da tribulação. Transformou a tempestade em leve brisa, e as ondas do mar silenciaram. E se alegraram porque elas assossegaram e Deus os conduziu ao desejado porto” (Sl 107;28-30).
Não há alimento melhor ao nosso espírito, à nossa saúde espiritual do que diariamente programarmos em nosso dia a dia a oração como a arma perfeita para cura de todos os males e fortalecimento para toda e qualquer situação vivida.
Karla Regina Martins Moreira, professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, formada em Pedagogia – Séries Iniciais pela Universidade Católica de Brasília, pós-graduada em Neuropsicopedagogia Clínica pela Faculdade CENSUPEG em Santa Catarina, serva na Pastoral da MESCE da Paróquia São Pedro).
Comments