top of page

“A importância do santo batismo fundamento de toda a vida cristã”


O batismo é o nascimento. Como a criança que nasce depende dos pais para viver, também nós dependemos da vida que Deus nos oferece. No batismo, a Igreja reunida celebra a experiência de sermos dependentes, filhos de Deus. Por meio desse sacramento, participamos da vida de Cristo. Jesus Cristo é o grande sinal de que Deus cuida de nós.

O Batismo, por desejo divino, é absolutamente necessário a todos os homens para a salvação. O batizado recebe um símbolo espiritual indelével que o torna para sempre marcado por Deus. Assim, lembrar-se dessa graça e tomar consciência dela, gera um impulso a viver como filhos no seguimento de Cristo, sustentados e guiados pelo Espírito Santo na comunhão fraterna da Igreja.

Jesus disse aos discípulos: “Vão e façam com que todos os povos se tornem meus discípulos, batizando-os em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo, e ensinando-os a observar tudo o que ordenei a vocês” (cf. Mt. 28,19-20). O Cristo Ressuscitado envia sua Igreja ao mundo, pois a salvação é oferecida a todos.

O santo batismo é o fundamento de toda a vida cristã, a porta da vida no Espírito que abre o acesso aos demais sacramentos. Por meio dele, somos libertos do pecado e regenerados como filhos de Deus, tornamo-nos membros de Cristo, incorporando-nos à Igreja e nos tornando participantes de uma missão cristã. Quando recebemos o sacramento do batismo, transformamo-nos de criaturas para filhos amados de Deus.

O batismo nos dá, pela primeira vez, a graça santificante, que é a amizade e a presença de Deus no nosso coração. Junto com a graça, recebemos o dom da fé, da esperança e da caridade, assim como todas as demais virtudes que devemos procurar proteger no nosso coração. O batismo apaga o pecado original, apaga os pecados atuais e todas as penas ligadas aos pecados, ele imprime na nossa alma o caráter de cristão, fazendo de nós, filhos de Deus, membros da Santa Igreja Católica e herdeiros do Paraíso, tornando-os capazes de receber os outros sacramentos. Por isso tudo, vemos que ser batizado é absolutamente necessário para a salvação.

Nesse mês de novembro, a paróquia São Pedro Taguatinga Sul está retomando suas atividades de cursos e batizados com todos os cuidados e seguindo os protocolos determinados pela Organização Mundial de Saúde. Interessados procurar a secretária da Paróquia no horário comercial.

“Estamos nos organizando para o Batismo de tantas crianças que, com seus pais e padrinhos, esperam pelo sacramento que marca o início de sua vida cristã”.

Pastoral do Batismo Paróquia São Pedro

205 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page