top of page

A Importância da Fraternidade

​O que é fraternidade senão um laço entre irmãos, uma irmandade, um elo que liga as pessoas afetuosamente em união fraterna. O termo fraternidade vem do latim “Frater”, que significa irmão. Por isso a fraternidade está ligada a parentesco entre irmãos. Contudo, somos todos irmãos diante de Deus e Deus deseja e anseia de nós que vivamos fraternalmente como irmãos. Poderíamos nos reter a falar dos irmãos de sangue. Sim, mas é pouco e restrito, é preciso abrir o coração e estender o termo a todos os nossos irmãos, de sangue ou não. Viver fraternalmente é dar testemunho da presença de Cristo em nós.

​Dentro do termo fraternidade, podemos entender tantas outras coisas que norteiam a convivência entre nós, irmãos em Cristo, como respeito, amizade, generosidade, misericórdia e tantas outras que agem no cuidado e no amor ao próximo como irmão.

“O princípio da solidariedade, enunciado ainda sob o nome de “amizade” ou “caridade social”, é uma exigência direta da maternidade humana e cristã” (Catecismo da Igreja, 1939).

​Para bem exercer a fraternidade ou para bem se viver em vida fraterna com os irmãos, o Catecismo da Igreja nos exorta que é preciso a caridade, sem caridade, é difícil agir misericordiosamente com o próximo em suas necessidades, sejam físicas ou emocionais. É preciso olhar o outro e enxergar um irmão.

"Finalmente, tende todos um só coração e uma só alma, sentimentos de amor fraterno, de misericórdia, de humildade.” (I São Pedro 3, 8).

​​É o que a palavra de Deus nos pede: que tenhamos todos um só coração e uma só alma, só assim poderemos verdadeiramente agir e viver como irmãos, vivendo uma verdadeira fraternidade agradando ao coração de Deus. Só assim, vivendo essa fraternidade sincera, poderemos alcançar a graça e a paz de Deus, olhando para o irmão e enxergando o Cristo nele. Sem isso, seremos como robôs, cada um cuidando da sua vida, num constante egoísmo, vivendo em um mundo onde a necessidade do outro não nos atinge.

​Que tenhamos a real consciência do que é fraternidade e como aplicá-la em nossa vida, no nosso meio, na nossa comunidade, na família e por onde andarmos, que possamos ser testemunhos de vivência fraterna.

Eliene Portela

Membro do 3º Elo da Comunidade Renascidos em Pentecostes

230 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page