top of page

A graça de Deus através do matrimônio


“Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher,

e eles serão uma só carne”. (Gn 2,24)

A graça do matrimônio é um dos mais belos e sacros mistérios deixados por Deus. Não se trata apenas de uma união entre um homem e uma mulher realizada em uma bela festa ou uma cerimônia cuidadosamente decorada, é um sacramento instituído por Deus e selado no céu, pois os mesmos se tornam uma só carne; aí está a beleza do matrimônio, e aí está a dificuldade, pois é exatamente o que o inimigo luta para destruir, por isso merece tanto zelo e cuidado.

Os dois se tornam um; é de uma profundidade sem tamanho. Como exclamou Adão no versículo 23 de Gênesis 2: “Sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne”! Atualmente, alguns casais não deixam seus pais, ao se unirem; ao contrário, vão morar na casa deles ou na mesma rua, no mesmo prédio. Porém, é extremamente importante que os dois tenham seu lugar, que construam seu próprio lar, ainda que seja pagando aluguel, longe dos pais, o que não significa abandoná-los, de forma nenhuma.

No primeiro ano, um se adapta ao outro. Nesse período, haverá rusgas, já que são personalidades diferentes, vindas de mundos diferentes, que precisam se encontrar para seguir a vida. E é imprescindível que estejam a sós, sem os “pitacos” e conselhos dos sogros. Podem até dizer: “Ah, mas não temos condições de pagar aluguel”! Tem sim! Basta confiar e acreditar na graça de Deus, confiar no sim dado a Ele, no dia em que se uniram diante do altar do Senhor. Quando o casal faz a experiência de acreditar e confiar em Deus, e vive o mistério do amor na sua essência, é possível sentir o quão forte é a Palavra de Jesus, que diz: “Serão uma só carne”. É assumir, com amor, a primeira vocação, o primeiro chamado. É possível viver inteiramente essa Palavra, sentindo as dores, angústias e, também, as alegrias do outro no seu íntimo, antes mesmo que o outro tenha dividido sobre seus sentimentos. É preciso assumir com verdadeiro amor, sabedoria e perdão diários, para que possam vivenciar os mistérios de Deus através do sagrado sacramento do matrimônio, experimentando, diariamente, a manifestação do amor em sua forma mais pura, simples e divina. Se é fácil? Não, nunca será. Mas é necessário, para que se cumpra tudo que Deus tem reservado para cada um, aqui e ao Seu lado na glória.

A beleza da cerimônia e a alegria da festa não podem se perder pelos anos a fio, ao contrário, devem ser lembrados cada vez em que um momento difícil aparecer, para que sirvam de memória do motivo pelo qual se uniram; o quanto foi lindo aquele dia, ainda que não tenha tido uma grande festa. O importante é que não se perca a razão pela qual se uniram ou ainda se unirão. Que Deus, em sua infinita misericórdia e amor, possa derramar sobre todos os casais, os dons e as graças necessárias para que possam sempre recordar que são uma só carne, e que possam ter forças para lutar contra tudo que surgir. Enfim, que nada separe o que Deus uniu!

 

Eliene Martins A. Portela

Bacharel em Administração / Pós-graduação em Gestão de Pessoas / Coach e Life Coach

3º Elo da Comunidade Renascidos em Pentecostes

88 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page