top of page

Vocacional 2º Elo - Comunidade Renascidos em Pentecostes

"Se alguém quiser me seguir, renuncie a si mesmo, carregue sua Cruz e me siga." (Mc. 8, 34)


Para aqueles que, uma vez tendo conhecido nosso Carisma, sentem o desejo de fazer um acompanhamento vocacional, a Comunidade Renascidos em Pentecostes abre-se a esta experiência, seguindo os critérios estabelecidos pelo conselho de formadores.




Comunidade de Vida – 2º Elo


A Comunidade de Vida – "2º Elo" constitui o núcleo central da Comunidade Renascidos em Pentecostes, sendo exclusivamente formada por leigos celibatários com faixa etária entre 18 e 30 anos. Estes membros renunciam a vida secular – atividades profissionais e ambiente familiar, numa entrega total e definitiva ao serviço de Deus e da Igreja dentro da espiritualidade dos Renascidos em Pentecostes.


A Comunidade de Vida conta, hoje, com uma "Casa Mãe" onde os vocacionados recebem formação continuada e uma Casa de Missão para membros consagrados. Divididos em casas masculinas e femininas, vivem juntos em sadia união fraterna, reunindo-se todos os dias em torno da Eucaristia – centro da vida comunitária, partilhando tudo em comum, a exemplo dos primeiros cristãos, numa vida de Pobreza, Castidade e Obediência.


Os trabalhos missionários da Comunidade são desenvolvidos através do Sistema de Comunicação de Rádio e TV Web, da Revista, Livraria e demais ofícios realizados atualmente na Paróquia São Pedro em Taguatinga-Sul – Distrito Federal, onde o Fundador, Padre Moacir Anastácio, é pároco há dezessete anos.


Processo Vocacional para o 2º Elo


Nesta primeira fase, os jovens solteiros de 18 a 30 anos participam dos encontros de formação e acompanhamento pessoal por um período mínimo de (1) um ano. Tempo em que se aproximam do Carisma para conhecê-lo, sendo encaminhados à etapa posterior, conforme a maturidade e discernimento vocacional.


Na segunda etapa, o vocacionado à Comunidade Renascidos em Pentecostes convive com outros jovens em nossa Casa Mãe, sob a orientação de formadores. Nesta experiência que poderá ser de seis meses a um ano, é necessário afastar-se da vida secular (família, casa e trabalho) para dedicar-se integralmente ao Carisma.


Nesta fase o jovem é chamado a desenvolver a nossa espiritualidade, conhecendo um pouco mais de perto a vida dos membros da comunidade, naquilo que lhe é peculiar: oração, formação, missão, lazer e esporte, no crescimento humano e na disponibilidade para viver em fraternidade. Dedica-se aos estudos e envolve-se totalmente em nossos diversos trabalhos de evangelização. Depois deste tempo, o candidato à Comunidade de Vida emite suas primeiras Promessas, baseadas nos Conselhos Evangélicos: Pobreza, Castidade e Obediência. Recebe a medalha com características próprias de membro do 2º elo, numa entrega total a Deus.


Estas Promessas são renovadas anualmente por no mínimo dois anos, tendo ainda o acompanhamento necessário para ser admitido à fase seguinte. Depois desta experiência, sentindo-se chamado a um compromisso definitivo e passado o tempo necessário para isso, o vocacionado faz a sua Consagração total a Deus e ao Carisma da Comunidade, isto é, entregando-se para sempre à vida missionária.

79 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page