top of page

Temos que ser católicos do coração aquecido pelo amor do Espírito

5º DIA DA SEMANA DE PENTECOSTES - 02 DE JUNHO DE 2022 - VII SEMANA DA PÁSCOA

LEITURA: (ATOS 22,30; 23,6-11)

SALMO RESPONSORIAL: 15/16 – “GUARDAI-ME, Ó DEUS, PORQUE EM VÓS ME REFUGIO!”

EVANGELHO: (JOÃO 17,20-26)

CELEBRANTE: CARDEAL DOM PAULO CESAR

CO-CELEBRANTE: PADRE MOACIR ANASTÁCIO



Recebereis o Espírito Santo e sereis as minhas testemunhas. O evangelho de hoje Jesus que vai ao Pai, mas antes de ir ao Pai, Jesus reza pelos discípulos. Esse belo texto do capítulo sétimo do Evangelho de São João onde Jesus reza pelos discípulos, reza pela unidade dos discípulos, que os discípulos sejam um como Ele e o Pai. Ele reza para que os discípulos perseverem no seu segmento, perseverem na verdade, perseverem em Jesus Cristo. Jesus Cristo quer que os deles, os discípulos também estejam no Espírito Santo, é o Espírito Santo quem vai nos fazendo amar, vai nos fazendo amar a Jesus, o Espírito Santo ele vai nos fazendo sempre sairmos de nós mesmos e nos fazendo sairmos de nós mesmos ele vai sempre nos empurrando na direção do amor de Jesus, porque o amor de Jesus que enche o nosso coração, é o amor de Jesus que vai animando nosso coração, se nós podemos amar Jesus é porque já é ação do Espírito Santo em nós.


São Paulo vai dizer ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor a não ser por obra do Espírito Santo, amados e amadas de Deus é aquele que vai trabalhando em silêncio no nosso coração, mas quem vai sempre trabalhando no nosso coração já é ação do Espírito Santo, porque ninguém pode crer em Jesus, ninguém pode reconhecer que Jesus é o Senhor, quer dizer que Jesus é Deus, que Jesus é o filho de Deus a não ser por obra do Espírito Santo, é o Espírito Santo que nos faz crer que Jesus é o Espírito Santo. Essa foi a primeira grande ação do Espírito Santo na nossa vida às vezes nós ficamos buscando outras coisas do Espírito Santo, devemos esperar boas coisas das ações do Espírito Santo. O grande milagre do Espírito Santo ELE já fez na vida de cada um de nós, foi este de estarmos aqui, foi de sermos homens e mulheres de fé, foi Deus que antes suscitou a nossa vontade, foi Deus que antes agiu em nós, foi Deus que antes nos deu a graça da fé, foi Deus que antes nos deu a graça de sermos homens e mulheres de fé, por isso nós estamos aqui rezando, por isso nós estamos aqui nesta noite nos preparando para celebrarmos Pentecostes, por isso nós estamos aqui com o coração aberto, porque isso já é ação do Espírito em nós, isso já é o Espírito Santo agindo em nós. Porque como diz São Paulo: Ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor a não ser por obra do Espírito e dizer que Jesus é o Senhor, a não serem homens e mulheres de fé! Aí está o centro da nossa fé, reconhecer o senhorio de Jesus na nossa vida, reconhecer o senhorio de Jesus na vida da nossa família, reconhecer o senhorio de Jesus que está agindo. Mas, que Ele já agiu na nossa vida, Ele já nos deu a graça da fé, isso é ação do Espírito Santo em nós, o Espírito Santo vai agindo constantemente na nossa vida. Quem deixa quem se abre a ação do Espírito o Espírito vai agindo na nossa vida, o Espírito vai fazendo isso.


São João diz no evangelho: Ele vai nos fazendo perceber um amor de Deus, Ele vai nos fazendo vivermos do amor de Deus, ele vai fazendo perceber que somos amados por Deus, porque o amor de Deus é na nossa vida é o próprio Espírito, porque o Espírito é na Trindade, o amor entre o Pai e o Filho, do Filho vai esse amor eterno, como que o Pai ama o filho e o Filho ama o Pai. É o Espírito que vai nos fazendo tomar consciência de que somos amados por Deus, que Deus me ama e que Deus tem um grande amor. O Espírito é aquele que vai nos tirando da baixa autoestima, o Espírito Santo vai nos fazendo sentir verdadeiramente que Deus me ama que Deus tem um grande amor por mim, que Deus tem um grande amor pela minha vida, se eu fosse sentindo o amor de Deus no meu coração, se eu sentir o amor de Deus na minha vida o amor de Deus vai me transformando, o amor de Deus que vai me tirando do pecado, vai me tirando de tanta marra, e vai me jogando sempre na direção de um segmento bonito de Jesus Cristo.


Quem vive do Espírito quem verdadeiramente deixa o Espírito agir na sua vida vai se jogando cada vez mais, vai sendo jogado pelo espírito da direção de um segmento bonito de Jesus vai buscando ser verdadeiro, verdadeiro discípulo de Jesus Cristo, porque é isso que o Espírito faz. Aquele que revelou para nosso Pai o Espírito Santo é aquele que relembra para nós tudo que Jesus fez tudo que Jesus ensinou, o Espírito é memória em nós, o Espírito é aquele que vai constantemente à nossa vida fazendo memória de Jesus, o Espírito não deixa a gente perder a memória, coisa triste na nossa vida a gente perder a memória, na verdade e a coisa tristes também amados e amadas de Deus, é a gente perder a memória de Jesus, quem perde a memória de Jesus vai perdendo a fé, e o Espírito é aquele que não nos deixa perder a memória de Jesus, o Espírito é aquele que vai sempre relembrando para nós tudo aquilo que Jesus fez, tudo aquilo que Jesus ensinou, o Espírito é aquele que vai nos fazendo verdadeiramente viver da palavra de Jesus, o Espírito é aquele que vai desfazendo sempre e se encontrando com a palavra de Jesus, ir se encontrando com a pessoa de Jesus, o Espírito é aquele que vai me fazendo sempre viver da presença de Jesus, me alimentar de Jesus na Eucaristia, o Espírito é aquele que vai empurrando sempre na direção de irmos saindo de nós mesmo.


Quem vive de Jesus, quem vai se deixando mover pelo Espírito vai saindo dessa mesmice, vai fazendo da sua vida dom, vai fazendo da sua vida comunidade, vai fazendo da sua vida de caridade, amor na vida do dia a dia, quem vive do Espírito não vive agnóstica mente, quando a gente começa a viver egoisticamente não é capaz de ver o outro, não é capaz de ser tão de caridades, é porque o Espírito não está agindo, outro espírito não o Espírito Santo e quando o Espírito Santo age, ele vai nos fazendo sairmos de nós mesmos, nós fomos criados para ser dom e quem vive do Espírito, quem vive do amor, quem vive do dom do Espírito Santo, vai fazendo da sua vida dom nas pequenas e grandes coisas, na vida das nossas paróquias, unidades onde a gente começa a se preocupar com as pessoas necessitadas, onde a gente começa a preocupar com os povos, onde a gente começa a se preocupar com aquelas pessoas que estão passando frio. Porque o Espírito vai nos colocando nessa direção, porque o Espírito vai nos fazendo sair do poço, o Espírito vai sempre levando a gente na direção de fazer da nossa vida dom de amor, dom de serviço de qualidade, o Espírito vai nos tirando dos anos uma expressão que o Papa Francisco dá “autorreferencialidade”, que consiste em fazer referência a si mesma eu, eu, eu. Mas, quando você começa a dizer tu é porque o Espírito está agindo, é porque o Espírito está realizando a obra na sua vida e seu caminho que o Espírito indica para todos nós, o Espírito nos empurra na direção de Jesus.


Que Pentecostes marque a vida de todos nós nos tire da prostração, nos tire da angústia, nos tire do sofrimento, para não ficarmos mais olhando para nós mesmos, nos nossos problemas, para aquilo que a pandemia causou em nós. Mas, que esse Pentecostes seja verdadeiramente um grande tempo de curar os nossos corações, curar as nossas feridas, deixar com que Jesus Cristo através do seu Espírito, pentecostes é verdadeiramente a vida de cada um de nós, para marcar a vida das nossas famílias, marque verdadeiramente uma reviravolta em nossas vidas, porque é isso que o Espírito faz. Que o Espírito nos coloque numa dinâmica da esperança, na dinâmica da vida nova, que a dinâmica de Jesus quer separar as nossas feridas, Ele quer sarar aquilo que a pandemia criou efeitos em nós. Mas para que eles parem é preciso que você deixe, é preciso que você abra o seu coração, é preciso que você verdadeiramente deixe o Espírito agir, e quando você deixa o Espírito agir ele vai agindo, quando você deixa o Espírito ir transformando a sua vida ele vai transformando,.


Esse Pentecostes de 2022 seja um grande momento da ação do Espírito na vida de cada um de nós, na vida de nossas famílias, na vida de nossas comunidades. Nós ouvimos do texto dos Atos dos Apóstolos onde o Senhor muda a direção dos discípulos, é aquele que viveu e testemunha, é aquele que narra àquilo que o Senhor está fazendo na sua vida. Paulo deve testemunhar em Roma aquilo que o Senhor realizou na sua vida, aquilo que o Senhor está realizando na sua vida, e é isso que o Espírito arde. O Espírito Santo quer empurrar também cada um de nós, o Espírito nos empurra sempre na direção de homens e mulheres sem saída, o Espírito nos empurra na direção de sermos uma igreja cada vez mais missionária e evangelizadora, a igreja evangelizadora e missionária é uma igreja onde cada católico, onde cada pessoa que é comprometida com Jesus Cristo se torna anunciador de Jesus como é que o Senhor pede a Paulo, você vai ser minha testemunha em Roma. Roma para nós hoje é aqui em Brasília, Roma para nós é a minha casa, é o meu ambiente de trabalho, é lá que eu tenho que testemunhar Jesus Cristo. Existem pessoas que no ambiente do meu trabalho que dá a vida no dia a dia comigo, que mora perto da que não conhece Jesus Cristo, que já tem uma fé morna, quer dizer já não segue Jesus Cristo mais na vida do dia a dia, já tem uma fé morta e uma fé morta é triste, em Apocalipse 17diz: frios ou quentes nunca mornos dá vontade de vomitar, de botar para fora. Desculpe a expressão, a gente na fé nunca pode ter morrido quem tá morto na fé é isso que acontece. A gente tem que ser católicos do coração aquecido pelo amor do Espírito e quem está com o coração aquecido pelo amor do Espírito tem que testemunhar anunciar Jesus Cristo, levar o amor de Jesus Cristo para os outros, levar o amor de Jesus Cristo para as pessoas que estão perto da sua casa, que trabalham com você, quem vive de Jesus Cristo, quem se deixa mover pelo Espírito se torna evangelizador, evangelizadora, e o evangelizador é isto, levar para os outros e para o outro aquele que temos no coração, e todos nós temos Jesus Cristo no coração, temos o sim ou não então, meu Espírito conduz a todos nós a sermos homens e mulheres evangelizadores, homens e mulheres que verdadeiramente testemunham Jesus Cristo em casa, no trabalho, na vida do dia a dia. Amém.




Pelo Casal: Silvana Bezerra e Sebastião Francisco

Membros da Comunidade Renascidos em Pentecoste- 3º ELO

141 visualizações0 comentário
bottom of page