top of page

São João Crisóstomo: exímio propagador do Evangelho


Nascido no ano de 349, em Antioquia, na Turquia, o santo a quem a Igreja faz memória, no dia de hoje, é São João Crisóstomo, que veio a ser, por sua luta pela santidade e exemplo de vida, doutor da Igreja

Ficou órfão muito cedo, porém, as batalhas da vida não o impediram de atender ao chamado de Senhor em sua vida. Tornou-se sacerdote e, embora fosse adepto a uma rotina de silêncio e reclusão, também tinha o dom da propagação da Palavra de Deus.

Assumindo o governo pastoral da diocese de Constantinopla, exigiu do clero a quebra de laços com o pecado, através de uma retidão de vida e exemplos.

Porém, suas pregações e seu jeito destemido de anunciar o Evangelho incomodou aos poderosos, em especial a imperatriz Eudóxia, que o perseguiu e o conduziu a dois exílios. No último, ocorrido no ano de 407, sua vida foi ceifada, sob sua forte manifestação: “Glória seja dada a Deus em tudo!”.

Assim, tomando como referência o exemplo de São João Crisóstomo, sejamos também corajosos no anúncio da Boa Nova e na denúncia das irregularidades e do pecado.

São João Crisóstomo, rogai por nós!


3 visualizações0 comentário
bottom of page