top of page

São José Benedito Cottolengo, sacerdote dos desprotegidos

Santo do dia 30 de abril

“Se soubesses quem são os pobres, os servirias de joelhos!”.

Hoje, lembramos São José Benedito Cottolengo, nasceu em Bra, no Piemonte (Itália) em maio de 1786, onde desde muito cedo demonstrou-se inclinado à caridade. Com o passar do tempo e trabalho com sua vocação, tornou-se um sacerdote dos desprotegidos na diocese de Turim.

Quando teve que atender uma senhora grávida, que devido à falta de assistência social, morreu em seus braços; espantado, retirou-se em oração e nisso Deus fez desabrochar no seu coração a necessidade da criação de uma casa de abrigo que, mesmo em meio às dificuldades, foi seguida por outras. Esse grande homem de Deus acolhia pobres, doentes mentais, físicos, ou seja, todo tipo de pessoas carentes de amor, assistência material, físico e espiritual.

Entre os seus grandes feitos, está a fundação da “Pequena Casa da Divina Providência”, em 1827, que acolhia enfermos e necessitados.Em seguida, criou dois institutos religiosos: o “Filhas de São Vicente” e, anos depois, o “Irmãos de São Vicente de Paulo”.

Entregue e confiante na Providência Divina, era um servo de muita fé e totalmente alheio às coisas terrenas.

Faleceu em 1842 e canonizado por Pio XI, em 1934. É considerado o sacerdote dos desprotegidos.

Assim, na intercessão de São José Benedito Cottolengo, peçamos a Deus o total desapego aos bens terrenos, para que, desta forma, nunca nos falte a fé na Divina Providência.

São José Benedito Cottolengo, rogai por nós!

1 visualização0 comentário
bottom of page