top of page

São João Paulo II: devoto de Maria e apóstolo da misericórdia


É com extrema alegria e louvor a Deus que celebramos, no dia de hoje, com toda a Igreja, a santidade de São João Paulo II.

Nascido na Polônia, no ano de 1920, sob o nome Karol Wojtyła, foi ordenado sacerdote no ano de 1946. Já em 1958, foi nomeado Bispo auxiliar de Cracóvia, pelo Papa Pio XII.

Daí por diante, a missão de Karol Wojtyła foi de grande ascensão, sempre de acordo com o tamanho de sua grande fé e entrega à Igreja. Sempre foi conhecido por sua imensa e bela devoção à Virgem Maria, tanto que escolheu como lema episcopal a expressão, “Totus tuus”, de São Luís Maria Grignion de Montfort.

No ano de 1964 foi eleito Arcebispo de Cracóvia e em 1967, tornou-se Cardeal, pelas mãos do Papa Paulo VI. E, finalmente, no dia 16 de outubro de 1978, foi eleito Papa, sob o título de João Paulo II.

Seu papado, que durou 25 anos, deixou grandes legados para a Igreja, sempre ligados à importância da intercessão mariana e à misericórdia divina, da qual também se fez apóstolo.

No ano de 1993, já como Papa, foi o responsável pela beatificação de Santa Faustina e, também, de sua canonização, no ano 2000. “Como Irmã Faustina, João Paulo II fez-se apóstolo da Misericórdia Divina. (…) A sua mensagem, como a de Santa Faustina, reconduz (…) ao rosto de Cristo, revelação suprema da misericórdia de Deus. Contemplar constantemente esse rosto: essa é a herança que ele nos deixou, e que nós com alegria acolhemos e fazemos nossa”, disse o Papa Bento XVI, na Festa da Misericórdia, em 2008.

Contudo, o dia 22 de outubro foi oficialmente escolhida para tal celebração por lembrar o dia em que o nosso amado São João Paulo II celebrou a Santa Eucaristia, pela primeira vez, como sucessor de Pedro, no ano de 1978.

Assim, como seguidores de Cristo, peçamos a intercessão de São João Paulo II para sempre contarmos com a intercessão de Maria em nossas lutas e sermos apóstolos fiéis da misericórdia do Senhor, em nossa caminhada, rumo a Igreja Triunfante.

São João Paulo II, rogai por nós!

 

Danielle Santos

Central de Comunicação Renascidos em Pentecostes

32 visualizações0 comentário
bottom of page