top of page

São João Maria Vianney: padroeiro dos sacerdotes


O santo lembrado e comemorado, no dia de hoje, conhecido como Cura D,Ars, é São João Maria Vianney, nascido no dia 8 de maio de 1786, na França.

Advindo de uma família humilde, porém muito religiosa, sentia sua vocação ao serviço do Evangelho, desde muito cedo, embora, tenha ainda ingressado na carreira militar.

Mas como o chamado do Senhor prevaleceu em sua vida, chegou ao sacerdócio, em 1815, enfrentando muitas dificuldades com os estudos, pois não conseguia se sobressair diante dos companheiros.

E foi por conduzido pelo Espírito Santo, através de uma forte intimidade com Jesus e com a Virgem Maria, que ele conseguiu cumprir sua missão de ser instrumento de cura para o rebanho que lhe foi confiado.

Foi, inicialmente, enviado a uma aldeia chamada Ars, para ser pároco, a qual era, predominantemente, povoada por pagãos. Mas tomado por meio do Sacramento da Reconciliação, de muita oração e da intercessão da Virgem Maria, ele conseguiu catequisar, não só os habitantes locais, como também, os de fora, chegando a ficar horas dentro de um confessionário alimentando-se, apenas, de pão e batatas. A pequena aldeia passou, então, a ser local de constantes peregrinações, pois os relatos sobre sua evangelização e seus dons se espalharam rapidamente.

Faleceu no dia 04 de agosto de 1859, aos 73 anos de idade, consumido pelo cansaço da missão.

Foi beatificado no dia 08 de janeiro de 1905, em Roma, por São Pio X e, canonizado no dia 01 de janeiro de 1904, também em Roma, pelo Papa Pio XI, sendo considerado como padroeiro dos párocos e sacerdotes.

Dessa forma, peçamos a Deus, na intercessão de São João Maria Vianney, a graça de nos consumirmos pela missão de evangelizar a todos os que necessitam conhecer Jesus Cristo, sem nos desanimarmos pelo caminho.

São João Maria Vianney, rogai por nós!

Danielle Santos

Comunidade Renascidos em Pentecostes

62 visualizações0 comentário
bottom of page