top of page

Santos Rodrigo e Salomão: exemplos de fidelidade a Deus


Em meio à perseguição, encontramos, hoje, na Liturgia da Igreja, estes dois santos sacerdotes, pertencentes ao bispado de Córdova e que lutaram, com afinco, em busca da santidade. Rodrigo tinha dois irmãos, um católico e outro muçulmano, que viviam em constantes discussões. Em um desses episódios, Rodrigo foi ferido por um dos irmãos, chegando a ficar inconsciente. Este acabou denunciando-o por renúncia ao Cristianismo, gerando inúmeras calúnias e difamações a seu respeito. Porém, ao ser questionado por um juiz, ele, veemente, declarou: “Nasci cristão e cristão hei de morrer”.

Sendo preso, ele conheceu Salomão, também adepto a causa de Cristo. Ambos selaram uma forte amizade, imbuída pelas práticas intensas de oração que faziam na prisão. Embora fossem ameaçados e instigados a negaram sua fé, permaneceram firmes na luta pelo Evangelho.

Chegaram a ser separados e condenados à morte. Abraçados ao crucifixo e de joelhos, foram martirizados, alcançando a coroa da Glória, prometida aos que, ao até o fim, buscam a fidelidade a Deus.

Que possamos, na intercessão destes santos mártires, mantermo-nos firmes no seguimento de Cristo, mesmo diante das injúrias e da perseguição, naturais a todo discípulo de Cristo, para que, no final da jornada, também como eles, possamos alcançar a vida eterna.

Santos Rodrigo e Salomão, rogai por nós!

84 visualizações0 comentário
bottom of page