top of page

Santa Teresa de Ávila: reconhecida doutora da igreja pelo Papa Paulo VI


Teresa, a santa de hoje, lembrada e comemorada por toda a Igreja, nasceu em Ávila, na Espanha, no ano de 1515, em uma família, tradicionalmente, cristã.

Reconheceu sua íntima ligação com Jesus, através de um intenso interesse pela vida dos santos e mártires. E, aos vinte anos, deu início à sua entrega total ao serviço da Igreja, ingressando no Carmelo.

Teve como conselheiro espiritual, São João da Cruz que, muito contribui com ela, na missão de reformar a Ordem Feminina Carmelita.

E sua trajetória começou com a fundação do Carmelo de São José, bem como de outros por toda a Espanha e adjacências, com uma proposta de vida penitente e rígida.

Seu modelo de santidade também muito contribuiu para a biografia da Igreja, com as seguintes obras: “O Caminho da Perfeição”, “Pensamentos sobre o Amor de Deus”, “Castelo Interior” e “A Vida”.

Morreu no dia 15 de outubro de 1582, aos 67 anos, sendo canonizada no ano de 1622. E, finalmente, no dia 27 de setembro de 1970 foi reconhecida como Doutora da Igreja pelo Papa Paulo VI.

Assim, peçamos a Deus, na intercessão de Santa Teresa de Ávila, a graça da penitência e da entrega total, diante do amor de Deus, para que alcancemos, assim como ela, com louvor, a coroa da Glória.

Oração:

"Nada te perturbe, nada te amedronte. Tudo passa, só Deus não passa, a paciência tudo alcança. A quem tem Deus nada falta. Só Deus basta"!

Santa Teresa de Ávila, rogai por nós!

3 visualizações0 comentário
bottom of page