top of page

Santa Beatriz, devota de Nossa Senhora da Conceição


Nascida no ano de 1424, em Ceuta, norte da África. Mudando-se com a família para Portugal, desde pequena, foi criada e formada espiritualmente, sob a devoção a Nossa Senhora da Conceição.


Já adulta, foi dama de honra de D. Isabel, neta de D. João I e esposa do rei João II de Castela.


Beatriz passou por inúmeros sofrimentos nessa função. Certa vez, por inveja de sua grande beleza, a rainha a trancou em uma caixa, durante dias. Mas por misericórdia divina e cuidado extremo de Nossa Senhora por ela, foi salva.


Como reconhecimento da intervenção divina em sua vida, aceitou o chamado de servir a Deus, integralmente, ingressando a Ordem das Dominicanas, na qual viveu por 30 anos.


Após este período, e sempre sensível à vontade de Deus para sua vida, ela reconheceu uma nova missão: a de abrir uma ordem própria, com estrita clausura, numa vida contemplativa de oração, penitência e trabalho, base para as monjas concepcionistas.


Esta ordem também se caracteriza pela herança devocional de Santa Beatriz: o amor à Imaculada, à Paixão de Jesus Cristo e à Santíssima Eucaristia.


Faleceu no dia 09 de agosto de 1490. Foi beatificada em 1926 pelo Papa Pio XI, e canonizada no dia 03 de Outubro de 1976, pelo Papa Paulo VI.


Assim, peçamos a Deus e à intercessão da Virgem Maria, a mesma graça de ser conduzida pelos caminhos do Senhor, sem deixar de anunciar a Sua Salvação, pelo exercício da fé.


Santa Beatriz, rogai por nós!

3 visualizações0 comentário
bottom of page