top of page

Quaresma: tempo de conversão


Hoje, a Igreja inicia um dos períodos mais importantes da liturgia, em preparação para o ápice da nossa fé católica, que é a Páscoa. Estamos falando da Quaresma, um período de reflexão e práticas penitenciais como o jejum, oração e esmola, que nos levam à verdadeira conversão. Fazendo memória aos quarenta dias que Jesus foi tentado, pelo inimigo, no deserto, adentramos com Ele nessa experiência, para nos purificarmos e fortalecermos.

A tentação de Jesus manifesta a maneira que o Filho de Deus tem de ser Messias o oposto da que lhe propõe Satanás e que os homens desejam atribuir-lhe. E por isso que Cristão venceu o Tentador por nós: "Pois não temos um sumo sacerdote incapaz de compadecer-se de nossas fraquezas, pois Ele mesmo foi provado em tudo como nós, com exceção do pecado" (Hb 4,15). A Igreja se une a cada ano, mediante os quarenta dias da Grande Quaresma, ao mistério de Jesus no deserto. (CIC 540)

Conversão é o grande convite para esse tempo. Jesus, que foi levado ao deserto, se fez semelhante a nós em tudo, menos no pecado, para nos provar que, por mais difícil que seja, devemos ser fortes na fé e na perseverança nos ensinamentos divinos. Quaresma, então, não é somente um tempo para fazer penitências aleatórias ou doações de caridade de aparência. O chamado de Deus é para renovação, começar de novo, fazer diferente, viver melhor.

“Converte-te ao Senhor, abandona os teus pecados. Ora diante dele e diminui as ocasiões de pecado. Volta para o Senhor, afasta-te de tua injustiça, e detesta o que causa horror a Deus. Conhece a justiça e os juízos de Deus; permanece firme no estado em que ele te colocou, e na oração constante ao Altíssimo. Anda na companhia do povo santo, com os que vivem e proclamam a glória de Deus. Não te detenhas no erro dos ímpios, louva a Deus antes da morte; após a morte nada mais há, o louvor terminou. Glorifica a Deus enquanto viveres; glorifica-o enquanto tiveres vida e saúde; louva a Deus e glorifica-o em suas misericórdias. Quão grande é a misericórdia do Senhor, e o perdão que concede àqueles que para ele se voltam!” (Eclo 17, 21-28)

Segundo a Palavra, o Senhor nos convida a voltarmos para Ele, como um Pai que nos ama e nos quer em casa de novo, sob sua segurança e proteção. Neste tempo da Quaresma, faz-se propício caminhar pela estrada que nos leva de volta para Deus, para justiça, para o Amor.

As rotinas sugeridas pela Igreja não representam imposições cruéis de abstinência corporal e sim, meios para que, na reflexão do modo de vida atual, mortifiquemos o nosso ser físico, mas, sobretudo, espiritual, com intuito de sermos testemunhas da Palavra de Salvação.

Assim, contritos, redimidos, perdoados, transformados pela eficácia do tempo quaresmal e caminhando com Igreja, adentramos o deserto, com Jesus, para reconhecer nossa pequenez isolada e fortalecer nosso elo comunitário; somos irmãos. Convertidos e renascidos, desejamos a todos uma, santa, abençoada e frutífera Quaresma.

Danielle Santos

Comunidade Renascidos em Pentecostes

55 visualizações0 comentário
bottom of page