top of page

“Para seguir Jesus Cristo é preciso renunciar”!


Naquele tempo disse Jesus a seus discípulos: “Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas se morre, então produz muito fruto”. (Jo 12,24)

Jesus sempre insiste em dizer “em verdade”, porque não pode haver engano ou escuridão nessa Palavra.

O grão de trigo pode cair na terra e não morrer. Mas ele precisa disso. Caso contrário, não gera fruto. Ele tem que cumprir o seu papel.

E Jesus ainda diz, na liturgia de hoje: “Quem se apega à sua vida, perde-a; mas quem faz pouca conta de sua vida neste mundo conservá-la-á para a vida eterna. 26Se alguém me quer servir, siga-me, e onde eu estou estará também o meu servo. Se alguém me serve, meu Pai o honrará”. (Jo 12,25-26)

Para seguir Jesus Cristo é preciso renunciar, é preciso morrer.

Quem segue e pensa no Reino de Cristo, esquece de si mesmo. Não dá para seguir Jesus lembrando de tudo o que aconteceu com você. Dessa forma, coloque tudo nas mãos Dele e siga.

Mas nós queremos seguir Jesus sem compromisso e não deixamos nada por Ele. Eu fico impressionado com o discurso de alguns evangélicos. Jesus não promete que vai te enriquecer, Ele te promete Cruz.

É verídico que Deus vai tomar de conta de você, mas até o necessário que Ele te dará será para dividir. É fraternidade, abundância da multiplicação.

Eu jogava sempre na loteria no meu tempo de convento. Quando não podia ir, mandava um funcionário do local jogar para mim. Nunca ganhei nada. No Seminário Nossa Senhora de Fátima, eu continuei a fazer a mesma coisa. Foi quando, no momento da minha ordenação, o Senhor me disse: “Eu achei que, hoje, você havia ganhado na loteria”.

Tudo tem que estar a serviço de Deus. Siga Jesus, carregando a Sua Cruz com fé e coragem. Mas sem murmurar, porque Deus não suporta isso. Quando você murmura, está com o coração fechado e não reconhece a graça que o Senhor está te dando.

“Quem semeia pouco colherá também pouco e quem semeia com largueza colherá também com largueza”. (2Cor 9,6) Eu tenho que investir muito, plantar muito. Mas o medo não nos permite sermos, completamente, decididos por Jesus.

“Dê cada um conforme tiver decidido em seu coração, sem pesar nem constrangimento; pois Deus “ama quem dá com alegria”. (2Cor 9,7)

Temos que dar tudo para o Senhor, e com alegria. E não é o material, porque Ele não precisa disso. Dê um abraço, um bom dia, uma boa noite, mas com vontade. Tudo que nós vamos fazer tem que ser por inteiro. Mas falta alegria na nossa vida! Só o fato de você estar vivo, respirando, trabalhando ou não, é motivo de estar alegre.

Hoje, não se tem compromisso. As pessoas só ficam; não mais namoram, não casam. E, até no casamento, só ficam dois anos, quatro anos, no máximo. Não há entrega. Eu acho que casar não é fácil, é um compromisso muito grande. E se você não for muito generoso, você não fica. Se você quer casar, pense se você é generoso. Se você não é, fique solteiro.

O Senhor diz que aquele que chegar até o fim será salvo. É preciso ser generoso na nossa entrega. Pois é como Paulo afirma, no dia de hoje: Deus “ama quem dá com alegria”. Temos que ter alegria em tudo.

Pe. Moacir Anastácio de Carvalho

Homilia – Segunda Santa Missa de Cura – 10/08/2017

Transcrição e adaptação: Danielle Santos

68 visualizações0 comentário
bottom of page