top of page

Papa Paulo VI será canonizado no próximo domingo, 14


Danielle A. Santos

Central de Comunicação Renascidos em Pentecostes

 

Com a graça de Deus, a Igreja declarará mais um santo, neste domingo, 14. Será o Papa Paulo VI, beatificado no ano de 2014. Nascido no dia 26 de setembro de 1897, na Itália, Giovanni Battista Enrico Antonio Maria Montini, decidiu-se por Jesus, desde muito cedo, adentrando no seminário por volta dos 19 anos de idade.

Ordenado em 1920, sempre assumiu importantes papéis na Igreja, principalmente, na Cúria Romana, sendo servo de confiança nos papados de Pio XI e Pio XII. Foi Arcebispo de Milão e cardeal, nomeado por João XXIII.

E, enfim, no dia 21 de junho de 1963, foi eleito Papa, sendo o sucessor de João XXIII, por nome Paulo VI. Seu papado foi de grande significância para toda a Igreja, durando 15 anos. Extremamente culto, escreveu de forma sábia e concisa sobre o celibato dos padres, o amor conjugal e, ainda, sobre a misericórdia de Deus na Igreja.

As peregrinações e o diálogo foram marcas do seu papado, embora, fosse um homem de característica triste e introspectiva. Importante ressaltar que Paulo VI foi o primeiro papa a visitar os cinco continentes. Entre seus grandes feitos também estão a instituição do Dia Mundial da Paz e do Sínodo dos Bispos.

Três grandes figuras da Igreja foram nomeados cardeais por ele que, anos mais tarde, vieram a ser, também, pontífices: Karol Wojtyla (João Paulo II), em 1967; Albino Luciani (João Paulo I), em 1973; e Joseph Ratzinger (Bento XVI), em 1977.

O Papa Paulo VI faleceu no dia 06 de agosto de 1978 e, hoje, é considerado pelo Papa Francisco, o “Papa da Modernidade”.

(Referências: Arquidiocese de São Paulo /cancaonova.com)

13 visualizações0 comentário
bottom of page