top of page

Pai: sagrada missão, eterno amor


A palavra PAI no dicionário secular possui diversos significados, entre os quais, encontramos: gerador; genitor; progenitor; ou ainda,homem que cria e educa criança ou adolescente que não foi gerado por ele, mas com quem estabelece laços paternais e a quem pode estar ligado por vínculos jurídicos.

Porém, diante de Deus, esses homens recebem Dele a missão de conduzir seus filhos ao céu, traçando com eles, nesse mundo, uma trajetória de luta pela retidão, pela santidade: "Aquele que dá ensinamentos a seu filho será louvado por causa dele, e nele mesmo se gloriará entre seus amigos. Aquele que educa o filho torna o seu inimigo invejoso, e entre seus amigos será honrado por causa dele. O pai morre, e é como se não morresse, pois deixa depois de si um seu semelhante. Durante sua vida viu seu filho e nele se alegrou; quando morrer, não ficará aflito; não terá de que se envergonhar perante seus adversários, pois deixou em sua casa um defensor contra os inimigos, alguém que manifestará gratidão aos seus amigos". (Eclo 30,2-6)

Ser pai é doar-se, cada dia um pouco mais, é ser espelho para o rebento, ser base, ser companheiro de jornada. Ser pai é olhar além do próprio sonho ou projeto, é ver o mistério da criação e da propagação do amor divino tornar-se visível a olho nu.

Diante da sacralidade de tão intento, os filhos se tornam testemunhas reais do exemplo de seus pais, é o fundamento do amor e da admiração, que devem ser instintivas, desde o princípio. Isso porque “a paternidade divina é a fonte da paternidade humana; é o fundamento da honra devida aos pais”. (CIC 2214)

Dessa forma, a Comunidade Renascidos em Pentecostes louva a Deus, primeiramente, pelo dom e missão do Padre Moacir Anastácio, que se faz nossa figura paterna, nessa caminhada rumo à Igreja Triunfante. Por todos os pais de nosso carisma, por todos aqueles que já foram e ainda serão atingidos por nossa evangelização e, ainda, por todos aqueles que necessitam do abraço acolhedor, do toque do Espírito Santo, pois ainda não tomaram posse da graça que têm em suas mãos.

A todos, sem distinção, e às mães que também representam essa função em tantas famílias, desejamos toda a bênção do nosso Senhor Jesus e a proteção intercessora de Nossa Senhora e São José, para auxiliá-los na caminhada. Que cada um possa viver um novo Pentecostes em suas vidas, com fé, ânimo e alegria renovados!!!

Feliz Dia dos Pais!

 

Danielle A. Santos

Jornalista, Comunicadora, Palestrante e Educadora Física

www.facebook.com/danielle.santosdf

35 visualizações0 comentário
bottom of page