top of page

Os mandamentos do Senhor são sagrados para nós


O Senhor disse que tudo que fosse pedido em oração seria dado. E o autor do livro da Sabedoria ora e pede a prudência. Ele ainda vai dizer: “Preferi a Sabedoria aos cetros e tronos e, em comparação com ela, julguei sem valor a riqueza; a ela não igualei nenhuma pedra preciosa, pois, a seu lado, todo o ouro do mundo é um punhado de areia e, diante dela, a prata será como a lama” (Sb 7, 8-9).

Diz a Palavra que ela estava diante de Deus e ao lado de Deus quando Ele criou tudo. A Sabedoria de Deus é quem faz todas as coisas.

Logo no início do mandato de Salomão, depois da morte de seu pai, Davi, Deus lhe aparece dizendo: “Me pede o que quiseres e eu lhe darei”. E ele diz para o Senhor: “Eu sou apenas uma criança e preciso de sabedoria para coordenar esse grande povo que é Teu”. Diz a Palavra que isso agradou o Senhor, que disse: “Porque não me pedistes a vingança sobre os teus inimigos, riqueza, poder ou mulheres, eu te darei a sabedoria e tudo isso a mais” (2Cr 1, 11-12). E o próprio Jesus Cristo disse que Salomão foi, verdadeiramente, um homem que tinha sabedoria.

A sabedoria não é conhecimento que você adquire com os estudos. Ela é um dom de Deus do qual muito necessitamos. Também não é conquistada com ouro, prata ou dinheiro. Você poder ter mestrado e doutorado e talvez seja sem sabedoria alguma. Ela, muitas vezes, se encontra nas pessoas mais simples.

Eu me lembro de um senhor, que era vizinho nosso, aliás, casado com uma tia minha, e que ficou cego, logo na juventude. Era considerado muito bravo. Eu tinha muito medo dele. Mas depois que eu vim para Brasília e, logo depois, para o Seminário, ele queria me conhecer. Um dia, chegando do convento franciscano, ele mandou me chamar. Quando cheguei ele disse: “Fique aqui na minha frente”. Ele começou a me apalpar, a partir da cabeça. O interessante é que, só passando a mão na minha cabeça, no meu rosto e nos meus braços, ele disse o meu tamanho, a cor da minha pele, o meu peso e até a cor dos meus olhos. Mas, em seguida, ele mandou que eu sentasse ao lado dele e começou a conversar; foi uma das melhores conversas que eu já tive com alguém. É interessante que aquele homem que não sabia nada retratou Brasília pra mim como a capital do Espírito Santo. Ele segurava minha mão dizendo: “Faça o nome do Pai. Antigamente, era só o Pai”. E quando eu cheguei ao Filho ele disse: “E o Pai revelou o Filho”. E quando eu cheguei ao Espírito Santo ele disse: “E agora nós estamos vivendo o tempo do Espírito Santo. O tempo que você está vivendo é o melhor de todos porque é o tempo da sabedoria. Aproveite”! Um ano depois dessa conversa ele faleceu. A sabedoria estava naquele cego simples, da roça e necessitado de tudo.

Nós devemos desejar a sabedoria para nossa vida, nossa profissão, nossa família, nossa casa, para todo o nosso ser; nós devemos pedir a Deus este dom. Não devemos ser imprudentes, pois a prudência é, também, um grande dom de Deus.

O Evangelho de hoje diz que “quando Jesus saiu a caminhar, veio alguém correndo, ajoelhou-se diante dele e perguntou: ‘Bom Mestre, que devo fazer para ganhar a vida eterna’” (Mc 10, 17)? Jesus pergunta: “Tu conheces os mandamentos? E, antes mesmo que ele responda, diz: não matarás; não cometerás adultério; não roubarás; não levantarás falso testemunho; não prejudicarás ninguém; honra teu pai e tua mãe” (Mc 10, 19).

  • Não matarás: Atualmente, 70.000 pessoas são assassinadas e milhões de abortos acontecem todos os anos no Brasil. Não matarás é um mandamento que foi esquecido pelos homens. Matamos pela falta de emprego, pela falta de saúde, pela ignorância, que é uma morte lenta, doída e massacrante. Matamos os que passam fome e até aqueles com os quais deixamos de falar; essas também são maneiras de matar.

  • Não cometerás adultério: O adultério tornou-se algo banal. E o adultério não quer dizer traição entre os esposos, somente. É também o sexo fora do sacramento.

  • Não roubarás: Tornou-se normal colocar uma arma na cabeça de alguém e roubar um celular. Mas nós também roubamos a paciência, o tempo e a alegria.

  • Não levantarás falso testemunho: A mentira está à solta. E quando a gente passa uma conversa para frente, sem saber, se é verdade, principalmente, na Internet? Quando levantamos falso testemunho, julgamos e condenamos o outro.

  • Honra teu pai e tua mãe: Será que nós temos honrado, verdadeiramente, os nossos pais? Alguns filhos são muito injustos com seus pais. Outro grande problema é a solidão, a depressão e o desengano dos idosos. Olham para trás e veem as renúncias que fizeram durante toda a vida e, no momento em que eles mais precisam, é o tempo em que ficam sozinhos.

O jovem, então, respondeu: “Mestre, tudo isso tenho observado desde a minha juventude. Jesus olhou para ele com amor, e disse: ‘Só uma coisa te falta: vai, vende tudo o que tens e dá aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois vem e segue-me’” (Mc 10, 20-21)! Essa mesma proposta Ele fez para Paulo, João, André, Tiago.

Mas agora se revela o pecado desse jovem. Ele era agarrado demais aos bens que ele tinha e onde está o teu coração aí está o teu tesouro. É a primeira pessoa que sai de perto de Jesus Cristo abatido e muito triste. Isso porque ele era incapaz de renunciar sua riqueza pelo reino dos céus.

“Jesus então olhou ao redor e disse aos discípulos: ‘Como é difícil para os ricos entrar no Reino de Deus’ (Mc 10,23)”! Mas não é pelo fato de você ser rico que você vai para o inferno, mas por conta do apego. O pecado é colocar a sua fé e a sua esperança nos seus bens materiais.

“Eles ficaram muito espantados ao ouvirem isso, e perguntavam uns aos outros: ‘Então, quem pode ser salvo?’ Jesus olhou para eles e disse: ‘Para os homens isso é impossível, mas não para Deus. Para Deus tudo é possível’. Pedro então começou a dizer-lhe: ‘Eis que nós deixamos tudo e te seguimos’ (Mc 10, 26-28). O que Pedro ganhou seguindo Jesus Cristo? Foi crucificado de cabeça para baixo. E Tiago? Foi apedrejado.

“Respondeu Jesus: ‘Em verdade vos digo, quem tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, campos, por causa de mim e do Evangelho, receberá cem vezes mais agora, durante esta vida — casa, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições — e, no mundo futuro, a vida eterna’” (Mc 10, 29-30).

Não dá para seguir Jesus Cristo sem tentações ou perseguições. A Palavra de Deus diz: renuncie a si mesmo. Se você está com pena de você, se é preguiçoso, não é seguidor de Jesus Cristo.

Os mandamentos para nós são sagrados. Se não servem para o mundo, servem para nós.

 

Padre Moacir Anastácio de Carvalho

Homilia - Santa Missa Dominical - 14/10/2018 - Paróquia São Pedro

Transcrição e Adaptação: Danielle Santos

23 visualizações0 comentário
bottom of page