top of page

O ensino remoto em tempos de pandemia


Em tempos de pandemia, todos os membros de uma comunidade escolar enfrentam desafios diários na educação online ou o tão chamado ensino remoto. Deter a atenção de crianças e adolescentes durante as aulas online é uma luta diária de todos os envolvidos.


Os pais precisam desempenhar um papel a mais na formação de seus filhos: serem professores, às vezes, de improviso. Precisam providenciar mais de um dispositivo quando têm mais de um filho estudante num mesmo horário. Cabe – lhes também, uma boa rede de dados móveis para suportar as inúmeras tarefas, vídeos, atividades para serem baixadas (download). Sem mencionar, o monitoramento e o acompanhamento durante as atividades e supervisão para estarem certos que os filhos concluíram os deveres escolares. Os pais precisam ainda dividir o tempo entre o trabalho (fonte de provimento) , as atividades domésticas com o processo de ensino aprendizagem dos filhos. Além claro , de uma dose extra de paciência.


Aos professores, surge o desafio de atrair mais ainda a atenção dos alunos durante as atividades pedagógicas propostas online. Criar vídeos explicativos gravados com mínimo de interferência possível (sem o latido de cachorros, sem o som do carro da pamonha ou de anúncio de supermercados, sem o vendedor ou representante que batem à porta, dentre outras). Proporcionar um período de aulas chamativas com duração de até 50 minutos com intervalos de uma aula a outra. Suprir de alguma maneira a falta presencial do profissional docente para acompanhar seu aluno, tirar dúvidas na realização da tarefa, a necessidade de corrigir simultaneamente o dever escolar, os elogios e afagos pelo sucesso alcançado. O professor precisa cada vez mais tornar atrativa a aprendizagem pedagógica quando na verdade qualquer situação tira o foco de atenção de seu aluno.


E quanto ao aluno? Quais as dificuldades encontradas? A concentração é a maior delas. Prender a atenção de um aluno seja qual for a idade não é tarefa fácil. Requerem aulas mais interativas, criar uma didática e um ambiente que mantenham concentração e, assim, garantir o aprendizado. Sentir estimulado durante a realização dos deveres escolares.


Mas de tudo, o fator primordial e que tanto faz falta em todo o ensino remoto, eu afirmo: o contato humano. O acolhimento emocional a todos os envolvidos da comunidade para o sucesso na aprendizagem faz toda a diferença.


“É melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior e a recompensa do trabalho de duas pessoas.”( Eclesiastes 4:9)


(Karla Regina Martins Moreira, professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, formada em Pedagogia – Séries Iniciais pela Universidade Católica de Brasília, pós-graduada em Neuropsicopedagogia Clínica pela Faculdade CENSUPEG em Santa Catarina, serva na Pastoral da MESCE da Paróquia São Pedro)

439 visualizações0 comentário
bottom of page