top of page

O amor leva ao perdão


“Naquele tempo, falou Jesus aos seus discípulos: ‘A vós que me escutais, eu digo: Amai os vossos inimigos e fazei o bem aos que vos odeiam’”. (Lc 6,27)

É uma palavra forte, tanto para o tempo de Jesus Cristo como para o nosso. A doutrina de Jesus é diferente de outras. Se no Antigo Testamento era “olho por olho e dente por dente”, Jesus vem dizer “amai os vossos inimigos”.

A palavra amar é diferente de gostar, ser agradável, ser simpático; amar é algo mais profundo. O amor leva ao perdão. Jesus não está aconselhando seus discípulos a, somente, gostar.

A nossa tendência humana é nos afastar de quem não gosta de nós, mas Jesus diz “fazei o bem aos que vos odeiam”. Não só àqueles que não gostam de você, mas também àqueles que te odeiam profundamente.

“Bendizei os que vos amaldiçoam, e rezai por aqueles que vos caluniam” (Lc 6,28), diz Jesus Cristo. Veja que a Misericórdia do Senhor está indo além. Esse discurso é feito para Pedro, Tiago, João, para André, que vão passar por muitas tribulações, perseguições, por muito sofrimento até o martírio. Esses homens vão viver com inúmeras pessoas lhes amaldiçoando, lhes crucificando e lhes condenando.

“Se alguém te der uma bofetada numa face, oferece também a outra. Se alguém te tomar o manto, deixa-o levar também a túnica” (Lc 6,29). É um conselho dado àqueles que são assaltados. E, ainda vai dizer: “Dá a quem te pedir e, se alguém tirar o que é teu, não peças que o devolva. O que vós desejais que os outros vos façam, fazei-o também vós a eles”. (Lc 6, 30-31)

Você vai fazer, exatamente, o contrário daquilo que o mal faz; desta forma você enfraquecerá o mal que habita em seu inimigo. Isso porque, por muitas vezes, não é a pessoa que está agindo assim, mas o próprio Satanás através dela.

Deus que só faz o bem e sabendo da verdade, ordena que você enfraqueça Satanás com o seu amor, seu perdão, com a sua bênção. Nós somos tentados a ficarmos perto dos nossos amigos, da nossa família, das pessoas agradáveis, mas o Senhor te chama a dar um passo a mais.

"Então, a vossa recompensa será grande, e sereis filhos do Altíssimo, porque Deus é bondoso também para com os ingratos e os maus" (Lc 6,35b). Deus é bondoso para todos. Em uma noite dessas o Senhor falava comigo: “Eu posso perdoar qualquer pecado”. Ele vai ser bondoso para meu amigo, mas também, para o meu inimigo. E não ouse em orar ao Senhor ou rogar praga nas pessoas, no nome Dele, pois você não será atendido(a).

Em contrapartida, existe alguém que você tem que amar e perdoar muito mais: você. Você tem que se perdoar por suas fraquezas, seus pecados, suas limitações. À medida que isso vai acontecendo, você vai se amando também. Se você não se ama, não pode amar ninguém. Conheça-se, amado(a), ame-se, aumente a sua autoestima, para não ser um(a) eterno(a) fracassado(a). Carregamos coisas da nossa infância, da nossa juventude e sofremos por isso, por falta de perdão. E isso não é egoísmo. Você está se curando para curar os outros.

Eu gosto muito de um termo utilizado nas novas comunidades que diz “curados para servir”. Se você não estiver totalmente curado(a) não servirá a ninguém.

Contudo, hoje, Jesus diz a cada um de nós: “Faça a experiência e veja se não abro os reservatórios do céu para ti”.

 

Padre Moacir Anastácio de Carvalho

Homilia – Segunda Santa Missa de Cura – 13/09/2018 - Paróquia São Pedro

Transcrição e adaptação: Danielle Santos

68 visualizações0 comentário
bottom of page