top of page

NUTRIÇÃO X IMUNIDADE



O sistema imunológico é uma organização de células e moléculas presentes em todo o organismo, e que possuem funções de defesa no corpo contra infecções.


A alimentação e nutrição, constituem requisitos básicos para a promoção e a proteção da saúde, estão relacionados com o crescimento, desenvolvimento e com a qualidade de vida. Sendo assim o consumo insuficiente de micronutrientes (vitaminas e minerais) e macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras), causam prejuízos ao sistema de defesa do corpo.


Vários componentes da alimentação têm ação direta nas células do sistema imune e podem modificar a reatividade imunológica. As vitaminas e os minerais são essenciais na digestão, na circulação sanguínea e no funcionamento intestinal, além de fortalecerem o sistema imunológico. Micronutrientes têm papéis essenciais em todo o sistema imunológico que são independentes da fase de vida, e os mais necessários para sustentar a imunocompetência incluem os minerais ferro, selênio, zinco e as vitaminas A, C, D, E, B2, B6 e B12 e ácido fólico.


A nutrição adequada é fundamental para garantir um bom fornecimento de fontes de energia.

Segue alguns micronutrientes importante que auxiliam no sistema imunológico.


O Zinco influencia em várias funções no organismo como resistência contra doenças, cicatrização de lesões, digestão, reprodução e crescimento físico. Sua deficiência está associada morbidade e gravidade das enfermidades infecciosas, déficit de crescimento, alterações fisiológicas e comprometimento da capacidade cognitiva. Fonte: Amendoim, amêndoa, camarão, carne vermelha, castanhas, chocolate amargo, feijão, grão-de-bico.


O Ferro desempenha diversas funções no organismo humano, tem papel fundamental no transporte e armazenamento de oxigênio, reações de liberação de energia, algumas reações enzimáticas e inúmeras outras reações metabólicas essenciais. Fonte: Carnes em geral, em especial a vermelha (rins, fígado são os de maior quantidade), coração de galinha, vegetais verde-escuros (Couve, espinafre, rúcula, escarola, agrião e mostarda), coração de galinha, beterraba, açúcar mascavo e chocolate amargo.


A Vitamina C, também chamada de ácido ascórbico, contribui para a defesa imunológica, apoiando várias funções celulares, auxilia na saúde da pele e mucosas. É fundamental para a imunidade e faz parte de inúmeras ações fisiológicas e antioxidantes. Previne gripes e infecções, participa na produção de colágeno, sendo importante na cicatrização de feridas e facilita a absorção do ferro no intestino. Fonte: Frutas cítricas (laranja, limão, acerola e kiwi), frutas vermelhas (morango, amora, framboesa, amora e mirtilo).


A Vitamina A atua também na manutenção da visão, no funcionamento adequado do sistema imunológico (defesa do organismo contra doenças, em especial as infecciosas) e age como antioxidante (combate os radicais livres que aceleram o envelhecimento e estão associados a algumas doenças). Porém, recomenda-se cautela no uso de vitamina A, uma vez que, em excesso, ela também é prejudicial ao organismo. Fonte: Vísceras (principalmente fígado), gemas de ovos, leite integral e seus derivados, manga, mamão, cajá, caju, goiaba vermelha, abóbora, cenoura, acelga, espinafre, chicória, couve, salsa e os óleos de dendê, buriti, pequi, pupunha, tucumã.


A Vitamina D se dá por meio da exposição solar, pois os raios ultravioletas do tipo B (UVB) são capazes de ativar a síntese de colecalciferol (vitamina D3). A sintetização dessa vitamina é influenciada pelas estações do ano, sendo o nível mais baixo no fim do inverno, como também pela pigmentação da pele e determinantes genéticos. Fonte: Poucos alimentos possuem naturalmente quantidades consideráveis de vitamina D, são eles os peixes gordos como o salmão, sardinha, óleo de fígado de bacalhau.


Não esqueça da hidratação… A água é muito importante.


BEBA ÁGUA.


Essa foi a dica Nutricionista RP.



Katia Duarte Ferreira

Nutricionista Clínica

CRN1/ 3122

298 visualizações0 comentário
bottom of page