top of page

Nossa Senhora das Dores: exemplo de fortaleza e temperança

“Quero ficar junto à cruz, velar contigo a Jesus e o teu pranto enxugar!”

Assim, a Igreja reza a Maria neste dia, pois celebramos sua compaixão, piedade; suas sete dores cujo ponto mais alto se deu no momento da crucificação de Jesus.

Hoje, a Igreja celebra, com fé e devoção, Nossa Senhora das Dores, que se iniciou no ano 1221 no Mosteiro de Schönau, na Alemanha. Porém, os festejos são datados do ano de 1239, através da Ordem dos Servos de Maria.

Neste dia, com todos os cristãos marianos, suplicamos a intercessão da Virgem Maria, tendo como fundamento suas sete dores: a profecia de Simeão; a fuga para o Egito; a perda do Menino Jesus; a Paixão do Senhor; crucificação, morte e sepultura de Jesus Cristo.

Maria é o maior exemplo de fortaleza e temperança, advindos da Cruz, da dor, do sofrimento; soube guardar tudo em seu coração. Tudo isso porque é a “cheia do Espírito Santo”.

Assim, unamos as nossas lutas às dores de Nossa Senhora, para que, socorridos pelo Santo Espírito de Deus, sejamos poderosos instrumentos e testemunhos da força que brota da Cruz de nosso Rei e Senhor.

Por piedade, ó advogada dos pecadores, não deixeis de amparar a minha alma na aflição e no combate espiritual que a todo momento estou sujeito a travar.

Nossa Senhora das Dores, quando as dores vierem e os sofrimentos chegarem, não me deixe desanimar.

Mãe das dores envolva-me em Teu sagrado manto e ajuda-me a passar pelo vale de lágrimas.

Salve Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A vós bradamos os degredados filhos de Eva. A vós suspiramos, gemendo e chorando, neste vale de lágrimas.

Eia pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto de Vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria. Rogai por nós Santa Mãe de Deus para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Nossa Senhora das Dores fortalecei-me nos sofrimentos da Vida. (3x) Amém.

Nossa Senhora das Dores, Rogai por nos!

35 visualizações0 comentário
bottom of page