top of page

Arcebispo de Brasília visita Centro de Evangelização e a Comunidade Renascidos em Pentecostes

No dia 6 de março, sábado, no Centro de Evangelização Renascidos em Pentecostes, a Comunidade RP acolheu Dom Paulo Cezar Costa, Arcebispo de Brasília.

Dom Paulo Cezar é natural de Valença-RJ, foi nomeado pelo Papa Francisco no dia 21 de outubro de 2020 e tomou posse da Arquidiocese de Brasília no dia 12 de dezembro de 2020.


Dom Paulo Cezar celebrou a Missa do terceiro domingo da Quaresma, no Centro de Evangelização junto ao Pe. Moacir Anastácio e Pe. Jefferson Silva. Membros de Aliança e de Vida da Comunidade RP acompanharam a celebração, respeitando todas as restrições impostas, decorrente à Pandemia da Covid-19.


Ao iniciar-se a celebração, o Bispo fez um questionamento: “Como vai o nosso processo de conversão, mudança de vida?” Em sua homilia, enfatizou-se sobre a leitura do Livro do Êxodo (Êx 20,1-17) a importância da lei na vida humana.


Ao final da celebração, Feltya Rocha, coordenadora geral da Formação do Terceiro Elo, representando toda Comunidade, entregou uma lembrança ao arcebispo. Em seguida, padre Moacir agradeceu ao bispo: “Meu coração de fundador dessa Comunidade se alegra muito com a presença do senhor Bispo em nosso meio. Durante tempos caminhamos na esperança e muitas vezes sozinhos. Fundar uma Comunidade não parte do fundante, parte da graça de Deus, do Seu chamado e de Jesus Cristo, o Senhor que nos chama. Lendo a Força que vem da Cruz, esse livro que o senhor tem em mãos, vai entender um pouco de onde eu vim, por onde passei e o que passei para chegar até aqui. Tem um pouco da minha caminhada do dia que conheci Jesus Cristo, dia 12 de junho de 1983 ao dia 30 de novembro de 1996, quando fui ordenado na Catedral de Brasília. Jamais poderia imaginar que aquele jovem, que ao chegar em Brasília aos 17 anos, com uma sandália havaiana, que saia o cabresto (correia), a cada passo que dava, uma calça rasgada e duas camisas muito pobre iria chegar à graça de ser um sacerdote. Muito mais, iria caminhar nesses 24 anos de padre dentro de uma tribulação, dificuldade, mas, principalmente, dentro da fé e da esperança.


Senhor bispo, a sua presença aqui, nos ajuda a entender o mistério de Deus e a vontade de Deus. Quando eu errar, como diz João Paulo II, no seu primeiro discurso, me corrija e não tenha pena de me corrigir. O senhor é nosso pai, um pai que Deus nos deu. Na sua orientação eu quero caminhar. Quero dizer também ao senhor que o nosso carisma é viver a experiência de Pentecostes todos os dias; a espiritualidade de Pentecostes. Amando a caridade todos os dias da nossa vida. A espiritualidade de Pentecostes e tudo aquilo que ela representa na Igreja é o nosso desejo de viver a cada dia. Os Renascidos em Pentecostes têm por obrigação viver as Pontes da Comunidade, na obediência, na esperança e na alegria, confiando que é o Senhor que nos chamou, nos consagrou e que ao Senhor devemos tudo. Ao senhor e a todos os irmãos agradeço pela presença. Como diz Nossa Senhora, junto com vocês e diante do nosso arcebispo “eis aqui os servos do Senhor”.


Antes da bênção final, Dom Paulo Cezar reforçou a importância da missão da Comunidade: “Padre Moacir e todos os membros da Comunidade Renascidos em Pentecostes, eu sempre creio e acredito que as Novas Comunidades são um grande dom do Espírito na vida da Igreja. Quando caminha nesse Espírito de obediência, de serviço, elas são um grande dom à Igreja, à evangelização e à missão. Tenho certeza que, também a sua Comunidade Renascidos em Pentecostes é um grande dom à Igreja e, um grande dom para a nossa Arquidiocese de Brasília no caminho da evangelização e da missão. Desejo que daqui possa sempre irradiar o Evangelho de Jesus Cristo, o amor de Jesus Cristo. Seja fisicamente ou através dos meios de comunicação, que os fiéis possam se encontrar com o amor de Cristo, viver do amor de Cristo e viver do Espírito. Rezem sempre por mim”.


Dom Paulo Cezar Costa finalizou a celebração com o pedido e a bênção final.

171 visualizações1 comentário
bottom of page