top of page

MISSA DA CEIA DO SENHOR - 01.04.2021 QUINTA-FEIRA SANTA

MISSA DA CEIA DO SENHOR - 01.04.2021 QUINTA-FEIRA SANTA

1ª LEITURA: (ÊX 12,1-8.11-14)

SALMO: (SL 115)O cálice por nós abençoado é a nossa comunhão com o sangue do Senhor.”

2ª LEITURA: (1COR 11,23-26)

ANÚNCIO DO EVANGELHO: (JO 13,1-15)

CELEBRANTE: PADRE MOACIR ANASTÁCIO

Há muitos dias atrás, no Egito o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó escolheu Moisés quando ele cuidava das ovelhas para uma missão extraordinária, tirar os descendentes de Abraão da escravidão para levar para uma terra boa. Eu prometi para Abraão, Isaque e Jacó “uma terra onde corre leite e mel” Deus chama Moisés no Monte Sinai e Ele dá essa missão de tirar o seu povo do Egito, um povo que chegou com sessenta pessoas, agora são mais de milhão. Esse é o povo da promessa do Senhor,conhecemos a história de Moisés como ele resistiu, mas obedeceuao Senhor levando o seu bastão na mão, nós conhecemos as pragas que o Senhor mandou sobre o Egito, na esperança de que faraó deixasse o povo sair para a terra prometida, mas faraó não estava disposto a ficar sem escravos, não estava disposto a deixar que mais de um milhão de pessoas fosse embora levando seu rebanho, seus gados. O faraó era tido como um deus, o faraó começa uma luta contra Deus, mas ele não sabe que Deus é o Criador de todas as coisas, que Deus é Poderoso. Deus vai mandando pragas pequenas para faraó, Deus manda a escuridãodurante três dias para o Egito e só terá luz onde tem um hebreu. Deus manda mais praga e nada faz o faraó retroceder, Deus mesmo diz: “eu vou endurecer o coração do faraó, mas na hora certa, no dia,“, mas antes Deus disse para Moisés avisar para cada família pegar um Cordeiro e imolar, se a família não puder comertodo ele chama os seus vizinhos porque não pode sobrar nada do cordeiro. O cordeiro deve ser sem defeito, macho e tem que ter um ano, essa passagem é muito interessante para nós entendermos o que Deus quer dizer para nós, então toda a comunidade de Israel reunida emulará o cordeiro ao cair da tarde, deverão assar o cordeiro e comer, com sangue do cordeiro deverá ser marcado as portas das casas, deverá comer o cordeiro assado ao fogo com pães ázimos e ervas amarga. Eis a maneira como o comereis: tereis cingidos os vossos rins, vossas sandálias nos pés e vosso cajado na mão. Comereis apressadamente: É a PÁSCOA DO SENHOR, porque nesta noite é a noite da VOSSA LIBERTAÇÃO. O Anjo Exterminador que vai passar pelo Egito não entrará na casa onde tiver a marca do cordeiro, esse sangue já é a prefiguração do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo,naquela noite o Anjo passou e mataram todos os primogênitos, os homens até os animais, essa revelação era só para os hebreus e eles obedeceram, eles permaneceram vivos, naquela noite todo o Egito chorou, em todas as casas houve um grande clamor. O faraó pediu para Moisés sair do Egito e levar tudo que lhe pertencia.

Faz seis anos que eu tive a visão sobre a placa onde está escrito “JESUS MORA AQUI” Jesus me falou: Assim como Moisés colocou o sangue na porta dos hebreus e o Anjo Exterminador não entraria na casa, o Senhor também me dizia, que na casa em que tiver esta placa o mal não vai entrar muitos me criticou, eu nunca inventei nada, eu nunca tentei enganar ninguém dizendo aquiloque Deus falou, eu só levei em frente o projeto da placa porque eu me convenci até Nossa Senhora da Primavera que não existia na igreja não foi fácil para eu falar para os meus bispos que eu tinha recebido essa revelação de Nossa Senhora e também da placa, das velas de Pentecostes, como eu sofri para falar para os bispos,como foi difícil para eu falar naquela época. Todas elas são de Deus, quando é sério, quando é verdadeiro, quando é de Deus tem frutos. Deus falou para Moisés, Deus nem apareceu para Moisés era uma nuvem, Deus prometeu que o mal não entraria na casa que tivesse a placa, Deus não prometeu que você vai ganhar na loteria ou vai ganhar um carro, ou arrumar um emprego, Deus só prometeu que o mal não entraria nessa casa, assim como o mal não entrou no Egito. Veja o tamanho da dor do Egito, todas as casas choravam por um filho e essa dor não é pequena, esse dia será para vós uma data memorável e todas as gerações deverão celebrar, porque ela é uma instituição perpétua.

Os judeus celebram desde o primeiro dia até hoje, os judeus celebram e nós cristãos há dois mil anos celebramos, celebramosporque Jesus Cristo era judeu, Ele fazia todos os anos essa celebração e no último ano Ele mesmo É O Cordeiro na Última Ceia, Ele já vinha falando da sua morte na cruz, da sua ressurreição. Mas, chegou a hora é a última ceia, Jesus sabia que não ia celebrar a Páscoa, então celebrou com seus discípulos e os amou ate o fim. Como é bonito um amor até o fim, é um amor gratuito, é um amor sem medida, para os céticos uma loucura, Jesus estava amando os seus discípulos até o fim durante a ceia,mas o diabo já tinha entrado no coração de Judas, Judas já tinha negociado com os sumos sacerdotes, as trinta moedas, só tinha os doze apóstolos, não tinha mais ninguém, então Jesus começou a lavar os pés dos discípulos enxugando com uma toalha, que leva Pedro a dizer que Jesus não ia lavar os seus pés, lavar os pés é um ato de muita humildade os servos lavavam os pés dos seus patrões isso era costume, de repente Jesus que curava, que libertava,começava a lavar os pés dos discípulos, mas Pedro não deixa e insiste que Jesus não vai lavar os seus pés e ele estava certo, até Jesus dizer para Pedro “se Eu não lavar os seus pés não terás parte comigo,” então deixou, porque ele não queria ficar longe de Cristo, e falou não lava só os meus pés, mas também as mãos e a cabeça.

Nós devemos pedir ao Senhor que vá nos lavando, tirando de nós toda nossa raiva, toda a nossa angústia, toda a nossa depressão.Judas nunca aceitou Jesus Cristo, nunca acreditou em Jesus Cristo mesmo vendo os milagres, mesmo vendo a ressurreição do filho da viúva, nesta última ceia ele come no prato de Jesus Cristo,Judas come no prato de Jesus Cristo por isso Cristo amou todos até o fim. Judas não abriu o coração e sua alma para Jesus Cristo,ele desconfiou de Jesus Cristo a vida inteira, era cego a tudo que Jesus fazia e aos milagres que Jesus realizou, Jesus disse que Pedro estava limpo, mas nem todos estavam limpos e Ele falava de Judas. Se Eu Sou o Seu Senhor e mestre e lavei os seus pés, vocês também deverão fazer o mesmo, eu vos dei o exemplo.

O cristão não pode resolver tudo na ignorância, porque ele é chamado a lavar os pés, ele é chamado a dar à cara a tapa, ele é chamado a sermos diferente, nós temos que perdoar, tem que amar e amar até o fim, buscar ajudar uns aos outros, levantar uns aos outros, serão bons samaritanos. Se nós queremos ter parte comCristo e se não realizarmos essas tarefas não teremos parte com Jesus Cristo, então não teremos quem poderá nos ajudar,precisamos nos preparar para esta Última Ceia.

Pelo Casal: Sebastião Francisco e Silvana Bezerra

Comunidade Renascidos em Pentecostes – 3º ELO


128 visualizações0 comentário
bottom of page