top of page

Mesmo pagã, a mulher do evangelho era de fé, esperança e inteligente


Quinta-feira, 09 de fevereiro de 2017

 

O Evangelho de hoje diz que uma mulher que tinha uma filha com um espírito impuro ouviu falar de Jesus. Ela foi até ele e caiu aos seus pés. Essa mulher que ouviu falar de Jesus Cristo morava na Fenícia da Síria bem longe da Palestina, bem longe de Jerusalém. É uma pagã que mora em outro país, mas ouviu falar que Jesus Cristo tinha o poder de curar, de libertar e expulsar os demônios. Ela tem uma filha numa situação complicadíssima. Ela tem uma filha possessa.

Pe. Moacir Anastácio

Foto: Renascidos em Pentecostes

Ela foi atrás de todo tipo de ajuda, mas não teve sucesso. E lá na Fenícia da Síria ela ouviu falar que havia um profeta que tinha o poder de expulsar os demônios, que tinha o poder de ressuscitar os mortos, que tinha o poder de andar pelas águas. Essa mulher faz uma longa viagem, uma longa caminhada até encontrar Jesus Cristo. Possivelmente ela fez essa viagem em camelo. O camelo é mais lento que um jumento. Mas ela tinha que encontrar Jesus Cristo. Ela sabe que só Jesus Cristo pode resolver o problema que ela está vivendo.

Então ela não duvida e não coloca obstáculo nisso. Ela não vai olhar para as dificuldades desse caminho, não vai olhar para o sofrimento, ela não vai olhar para as coisas e simplesmente pega a estrada. Ela vai ao encontro de Jesus Cristo. E quando encontra o Senhor ela se lança aos seus pés. Ela suplicou a Jesus que expulsasse de sua filha o demônio. Veja o tamanho da fé dessa senhora. Ela pede ao Senhor que expulse o demônio que está na sua filha, só que a sua filha não está lá. Mas ela sabe que Jesus está no comando de qualquer situação.

Ela mesma pagã reconhece que o Senhor pela sua palavra pode fazer o milagre que ela precisa. Jesus sabe que essa senhora não é judia e não segue a lei de Moises. Então quando ela chega pedindo, o Senhor diz: “Deixa primeiro que os filhos fiquem saciados, porque não está certo tirar o pão dos filhos e jogá-lo aos cachorrinhos”. E essa senhora vai dizer humildemente para Jesus: “É verdade, Senhor; mas também os cachorrinhos, debaixo da mesa, comem as migalhas que as crianças deixam cair”.

Essa senhora é uma mulher determinada, uma mulher de fé, uma mulher de esperança. Ela está dizendo para Jesus, mesmo eu sendo uma cachorrinha eu tenho direito das migalhas porque estou debaixo da mesa, estou dentro da casa, eu pertenço o mesmo dono. Ela é inteligente. E Jesus então vai dizer para a mulher por causa do que acaba de dizer pode voltar para casa que o demônio já saiu de sua filha.

Essa mulher poderia ter ficado revoltada com Jesus Cristo. Ela poderia ter ate xingado Jesus Cristo. Ela poderia ter murmurado contra Jesus Cristo, ela poderia ter falado, “mas que falta de respeito, que falta de consideração, eu vim de tão longe, eu vim de outra nação, vim porque preciso, para ouvir isso”. Murmuração, não ela não murmurou. Ela não reclamou. O que mais temos dentro e fora da igreja é uma nação revoltada. Assim como satanás que é revoltado, nós temos também um povo mesmo católico, mesmo evangélico, mas revoltados. Sempre revoltado a ponto de guerra, a ponto de briga.

Essa mulher agiu com o espírito de Jesus cristo, na compreensão de Jesus Cristo, no amor de Jesus Cristo e disse para Jesus: é verdade, isso é verdade. Não mereço, sou apenas uma cachorrinha, mas eu fico muito feliz com as pequenas migalhas. Nós só ficamos felizes com o bolo inteiro. Ficamos felizes com o pão inteiro. Essa pagã coloca a fé em Jesus Cristo e o Senhor diz pode voltar para casa, o demônio já saiu de sua filha. Ela voltou na fé sabendo que sua filha estava liberta. Ela voltou para casa e encontrou sua filha deitada na cama, pois o demônio já havia saído dela.

A fé dessa mulher. A sagrada escritura diz que sem fé é impossível agradar a Deus. Sem fé não dá para agradar o Senhor. E essa pagã demonstrou uma fé fora do limite. Você veio buscar cura? Você vai receber a cura, mas o Senhor vai te dizer: a tua fé te salvou. Se você não tem fé amado para receber a cura, a libertação, se você não tem fé para dar os primeiros passos, se você não tem fé tudo o que você vai ganhar é nada. A fé nos leva muito mais além. a fé nos transforma, a fé muda, a fé cura e sem fé você não vai agradar ao Senhor. Essa senhora era pagã, mas tinha o dom da fé.

É necessário pedir ao Senhor o dom da fé, é preciso pedir ao Senhor os dons do Espírito Santo. É necessário clamar o Espírito Santo. Porque se Maria não se tivesse fé, ela não teria dito um sim para Jesus Cristo. Se Maria não tivesse fé antes do anjo Gabriel aparecer para ela, simplesmente ela teria fugido dele. Se Maria não tivesse fé, ela poderia ter falado para os onze, volta cada um para as suas casas. Se você não tem fé você não vai ver beleza nenhuma na sua missão, beleza nenhuma naquilo que você está fazendo, você não vai ver beleza nenhuma na sua vida consagrada, nos votos que você fez e no sacramento que você recebeu. Se você não tiver fé, você não vai progredir na sua estrada. Sem fé é impossível.

Diz a palavra de hoje que o Senhor formou a mulher e conduziu a Adão. Foi o Senhor que conduziu. Deus pegou pelo braço e levou até Adão. Assim como Deus conduziu Eva para Adão, Deus conduziu você para esse homem e esse homem até você. Foi Deus que conduziu, mas se você não tiver fé você não vai pensar dessa maneira. Foi Deus que conduziu.

Aquilo que Deus uniu o homem não separa. Tem que ter fé para viver essa palavra. Tem que ter muita fé no dia a dia, nesse mundo egoísta, nesse mundo traiçoeiro, nesse mundo horrível, tem que ter fé para viver essa palavra do Senhor porque se você está casado esse casamento não tem juiz nenhum para separar. Ninguém pode separar. É carne da mesma carne. Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher, e eles serão uma só carne. Ora, ambos estavam nus, Adão e sua mulher, e não se envergonhavam porque viviam antes do pecado original. Depois do pecado essa beleza, essa maravilha, esse jardim, essa inocência acabou. Depois do pecado destruiu tudo e aí entra satanás.

Satanás que havia perdido a graça já que não podia tentar a Deus foi tentar a mulher. Perderam a graça de Deus. Eles caíram. Saíram do jardim. Na graça eles tinham a felicidade de verdade antes do pecado.

Na hora da condenação Deus disse para Adão trabalharás e comerás do seu suor. Não pode roubar amado, tem que trabalhar, você tem que suar. Deus disse para a mulher aumentarei as dores na hora do parto. Deus quis assim. É o preço.

O fato amado, é que Deus diz para a serpente comerás pó e se arrastará todos os dias da tua vida e para satanás que está na serpente o Senhor diz colocarei inimizade entre ti e a mulher, entre a sua descendência e a descendência dela. Vocês já sabem, todas as vezes que Jesus se dirigia a Maria ele chamava a ela de mulher.

A descendência de Maria ama Maria. A descendência da serpente vai atacar Maria e não vai fazer as pazes com Maria. Vão quebrar as imagens de Maria, falar mal de Maria e vão odiar Maria, e não se admire por isso. Se você não for da descendência de Maria o inimigo vai te usar para atacar Maria seja quem for. O Senhor separou naquele dia os que têm a descendência de Maria e os que não têm a descendência dela.

 

Padre Moacir Anastácio

Fundador da Comunidade Renascidos em Pentecostes

68 visualizações0 comentário
bottom of page