top of page

Imagem de Nossa Senhora Aparecida: força da fé experimentada na simplicidade


Amado(a) irmão(ã),

A paz de Jesus e o amor da Virgem Aparecida!

Em preparação para os festejos da nossa padroeira, hoje, você confere conosco, o terceiro e último post da série "Nossa Senhora Aparecida: mãe desta Terra de Santa Cruz".

Leia, curta e compartilhe essa Boa Nova e integre a nova evangelização renascida em Pentecostes.

 

Neste ano, em especial, a padroeira do Brasil e de Brasília e cofundadora espiritual da comunidade Renascidos em Pentecostes é festejada, na lembrança dos 40 anos da restauração de sua imagem original, realizada pela restauradora Maria Helena Chartuni.

O atentado à imagem da Virgem Maria aconteceu em 16 de maio de 1978, na Basílica Velha em Aparecida, quando um jovem transtornado invadiu o altar, bem como o cofre onde ela estava posta, e a quebrou em mais de 200 pedaços. Maria Helena, que na época trabalhava no Museu de Arte de São Paulo (Masp), recebeu a incumbência de restaurar a imagem, embora tivesse sentido pânico ao se deparar com tamanha missão. O trabalho completo levou 33 dias para ser concluído.

Embora seja apenas uma imagem, é inegável, a representatividade que ela tem na fé dos brasileiros, dos filhos de Deus, que se assemelham a ela e a ela, também, confiam seus pedidos, seus impossíveis. “Os católicos também entendem que aquela imagem não é feita de carne e me de ossos, não tem pele e nem nervos. Sabem que ela não tem boca e não fala. Mas sabem que há uma força que sai daquela imagem, que cura, liberta e renova. Aquela imagem é uma representação da jovem de Nazaré, que gritou para o anjo: “Eu sou a serva do Senhor”! Foi no útero daquela serva que o Verbo se fez carne e que, lá na gruta de Belém, saiu dele. A Força Divina, a Luz Divina, o Divino habitou dentro de Maria. Então, podemos dizer que a força que sai de Jesus Cristo sai, primeiramente, de Maria. Assim, é normal, para os católicos compreenderem que, da imagem de Maria, sai essa força”. (Pe. Moacir Anastácio)

Pequena e frágil: foi nesse simbolismo que a Mãe do Senhor decidiu aparecer aos seus filhos, refletindo também a importância da fé, na graça da busca, do encontro. Deus, que se deixou encontrar pelo socorro de Sua Mãe, está sempre disponível, entregue, na simplicidade. Segundo o Papa Francisco, “Deus se manifestou de maneira nova, através de uma imagem de barro frágil, escurecida pelas águas do rio, envelhecida, também, pelo tempo. Deus entra sempre nas vestes da pequenez”.

O padre Moacir Anastácio, em sua homilia do dia 8/12/2017 diz: “Iluminados pelo poder e pela graça do Espírito Santo e pela piedade, eles não jogaram o corpo de Maria fora daquele barco. Cerca de 800 metros depois, eles encontraram a cabeça, em uma parte profunda. A levaram para casa e colaram a cabeça no corpo, colaram Maria na cabeça do Brasil. Assim, começaram as graças. Maria dá daquilo que é dela, daquilo que recebeu. Ela é a Mãe dos Milagres, a Mãe Daquele que faz o milagre. (...) E Satanás tem feito de tudo para você não acreditar na imagem de Maria”.

Assim, com amor e devoção, consagremo-nos à proteção de Nossa Senhora Aparecida, direcionando o nosso olhar para esta linda, pequena, frágil, mas tão sublime representação do amor de Deus por nós:

“Ó Maria Santíssima, que em vossa querida imagem de Aparecida espalhais inúmeros benefícios sobre todo o Brasil, eu, cheio (a) do desejo de participar dos benefícios de vossa misericórdia, prostrado(a) a vossos pés, consagro-vos meu entendimento, para que sempre pense no amor que mereceis. Consagro-vos minha língua, para que sempre vos louve e propague vossa devoção. Consagro-vos meu coração, para que, depois de Deus, vos ame sobre todas as coisas. Recebei-me, ó Rainha incomparável, no ditoso número de vossos filhos e filhas. Acolhei-me debaixo de vossa proteção. Socorrei-me em todas as minhas necessidades espirituais e temporais e, sobretudo, na hora de minha morte. Abençoai-me, ó Mãe Celestial, e com vossa poderosa intercessão fortalecei-me em minha fraqueza, a fim de que, servindo-vos fielmente nesta vida, possa louvar-vos, amar-vos e dar-vos graças no céu, por toda a eternidade. Assim seja”!

Nossa Senhora Aparecida, rogai por nós!

Referência bibliográfica:

(ANASTÁCIO; Pe. Moacir. Maria: A nova Primavera. Rio de Janeiro: Petra, 2018)

 

Danielle A. Santos

Jornalista, Comunicadora, Palestrante e Educadora Física

Central de Comunicação Renascidos em Pentecostes

www.facebook.com/danielle.santosdf

43 visualizações0 comentário
bottom of page