top of page

Festa de “Corpus Christi”: Exaltemos o Corpo de Cristo!


Amanhã, celebraremos, com toda a Igreja, a festa de “Corpus Christi”. O termo significa “Corpo de Cristo” e a solenidade, realizada 60 dias depois do Domingo de Páscoa, tem por intuito, celebrar o santo mistério da presença de Jesus na Eucaristia, em Corpo e Sangue, Alma e Divindade.

Os tapetes que enfeitam os locais da festividade são uma manifestação de zelo e adoração a Jesus Sacramentado. Confeccionados com serragem, borra de café, farinha, areia, folhas, flores, entre outros materiais, os tapetes são feitos para que o Bispo ou o sacerdote passe sobre eles, em posse do ostensório, durante a procissão, que recorda a caminhada do povo de Deus, em busca da Terra Prometida e que foi alimentado com o maná, no deserto. Agora, resgatados pelo sacrifício santo Da Cruz e com a instituição da Eucaristia, o povo eleito passa a ser alimentado com o próprio Corpo e sangue de Cristo.

A festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV, no dia 8 de Setembro de 1264.

Contudo, que possamos, com esmero e mais sublime adoração ao nosso Rei e Senhor, exaltá-Lo, na Santa Eucaristia. Como Igreja, não somente festejar ou cumprir ritos, mas sim, absorver a graça deste divino mistério, que é a maior fonte de forças e vida para nos cristãos.

Danielle Santos

Comunidade Renascidos em Pentecostes

57 visualizações0 comentário
bottom of page