top of page

Estarei convosco até o fim, promete Jesus Cristo

Centro de Evangelização RP - Capela Nossa Senhora da Primavera

1ª missa do 5º dia da Semana de Pentecostes - 6h30

Celebrante - Padre Moacir Anastácio

Musica: Ademar e banda




Nessa quinta-feira, ultima missa aqui no Centro de Evangelização. Hoje depois da missa de envio vamos nos mudar para o Taguaparque. Então de certa forma, essa é a última missa as 6h30 aqui na capela Nossa Senhora da Primavera. Mas amanhã, se Deus quiser, as 15h vamos ter a missa da misericórdia lá no Taguaparque, e a noite a segunda missa.


A Palavra de Deus no diz hoje que Paulo está preso sendo julgado. Existe dois partidos: dos fariseus e os saduceus. Uns acusam e os outros defendem. E Paulo sabe que está em má situação. E Paulo faz um apelo as autoridades para ir para Roma, porque ele quer ser julgado por Cezar.


Sabendo que uma parte dos presentes eram saduceus e a outra parte eram fariseus, Paulo exclamou no conselho dos anciãos: ele disse assim: “Irmãos, eu sou fariseu e filho de fariseus. Estou sendo julgado por causa da nossa esperança na ressurreição dos mortos”. Os fariseus acreditavam na ressurreição, nos anjos e os saduceus negavam as duas coisas.


Apenas falou isso, armou-se um conflito entre fariseus e saduceus, e a assembleia se dividiu. A disputa era muito grande entre eles. Houve , então, uma enorme gritaria. Alguns doutores da Lei, do partido dos fariseus, levantaram-se e começaram a protestar, dizendo: “Não encontramos nenhum mal neste homem. E o conflito crescia cada vez mais. Então eles levaram Paulo de novo para a cadeia.


Diz a Palavra que o Senhor aproximou-se de Paulo e lhe disse: não tenhas medo “Tem confiança. Assim como tu deste testemunho de mim em Jerusalém, é preciso que tu sejas também minha testemunha em Roma”.


De Jerusalém para Roma é uma viagem muito grande. Roma era o centro de tudo. Esse mesmo Jesus que mandou Paulo ir para Roma mandou Pedro também. E durante dois anos Paulo fica amarrado em Roma, mas testemunha Cristo até que acontecesse seu julgamento e é condenado a morte. Por isso ele escreve dizendo, combati o bom combate e guardei a minha fé. Espero receber do Senhor a coroa da vitória.


E interessante porque o próprio senhor Jesus Cristo pede para ele ir para Roma testemunhar. E Roma se tornou o centro do cristianismo. Esses dois mártires, Pedro e Paulo mudaram a história da humanidade. Se eles não tivessem ido para a Roma e dado a vida por Jesus Cristo, testemunhado Jesus Cristo, não teríamos o Vaticano, o papa e nem a sede da igreja lá. Não teríamos essa história belíssima. Então Deus pede esse testemunho no coração do Império Romano. Então esse Deus que pede para Paulo o seu testemunho é o mesmo que fala pra nós hoje sobre a unidade entre os cristãos.


Essa oração que de certa forma é a continuação da oração de ontem, ele ora pela unidade, pela intimidade dos discípulos com ele e com o pai. Para que sejamos um.


Jesus ergueu os olhos ao céu e rezou, dizendo: “Pai santo, eu não te rogo somente por eles, mas também por aqueles que vão crer em mim. Jesus orou por você! Por aqueles que vão crer nele. Nós podemos ter confiança e a certeza que Jesus Cristo orou por nós.

Pela sua palavra; para que todos sejam um como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, e para que eles estejam em nós, a fim de que o mundo creia que tu me enviaste.


Estamos na semana de oração pela unidade dos cristãos e é um contra testemunho essa divisão entre os cristãos. A maior tragédia do cristianismo foi essa divisão. Onde se acredita no mesmo Deus, mas nos agarramos com as pequenas coisas. Deus nunca quis essa divisão. Ele respeita a decisão dos homens, mas ele nunca quis. Veja que ele ora pela unidade e por todos aqueles que acredita Nele. Não podemos desprezar as igrejas tradicionais, que acredita na Palavra, na eucaristia e muitas em Nossa senhora e no papa. Os ortodoxos é um exemplo disso.


Lá no oriente não se diz católico ou evangélico, mas cristãos. Eles nos tratam, nós padres, como homens do vaticano. A divisão está em nós, nós que nos dividimos.


Eu dei-lhes a glória que tu me deste, para que eles sejam um, como nós somos um: eu neles e tu em mim, para que assim eles cheguem à unidade perfeita. Ontem Jesus orou pela plena alegria e hoje ele ora pela unidade perfeita.


Nessa oração de Pentecostes que eu fiz, eu orei pela unidade dos cristãos. "Que eu veja os teus milagres, curas e libertações e conversões em nosso meio. Que a nossa comunidade seja testemunha viva da tua palavra. Que Pentecostes seja para nós, um novo começo de unidade entre todos aqueles que proclamam o teu nome". Há 23 anos, eu fiz essa oração. E nós temos que orar. Essa semana a igreja coloca como a semana que nós devemos orar pela unidade dos cristãos. Tem se feito muito nesse entendimento, mas é preciso fazer muito mais. Haverá um só pastor e um só rebanho, diz Jesus Cristo.


Numa noite, solitário ainda lá na Paróquia são Pedro, eu orava sozinho. O Senhor me disse vou te mostrar como era as noites de Nazaré. Tive uma visão maravilhosa: eu estava na casa de Maria. A luz era aquela que não iluminava muita coisa, igual lamparina. Jesus estava de joelhos em um canto voltado para a parede, no outro canto estava Nossa Senhora de joelhos voltado para a parede, e no outro canto estava são Jose de joelhos voltado para a parede. Um silêncio profundo. Uma oração profunda. Cada um no seu canto em oração profunda. Assim era as noites. Uma casa que tinha muita oração, muita unidade, muito respeito pela intimidade das pessoas, pela oração da pessoas.


Então o Senhor termina o evangelho dizendo assim: Eu lhes fiz conhecer o teu nome, e o tornarei conhecido ainda mais, para que o amor com que me amaste esteja neles, e eu mesmo esteja neles”.


Estarei convosco todos os dias até o fim, promete Jesus Cristo. É um pecado grande achar que Deus não está nós. Nós é que não prestamos atenção, que não escutamos, que não somos íntimos e não somos sensíveis. E nos pedimos ao Espírito santo que nos convença dessa verdade. Mas ele já está em nós. Temos que entender e pedir ao Senhor essa sensibilidade. Estamos na semana da graça, da vinda do Espírito Santo preparando Pentecostes. E Pentecostes leva a essa conversão.

69 visualizações0 comentário
bottom of page