top of page

Devemos caminhar com Jesus Cristo, por Jesus Cristo e em Jesus Cristo


Judas foi um dos primeiros discípulos a seguir Jesus Cristo, e que Ele o chamou a segui-Lo. Será que Jesus não sabia que seria vendido por Judas? Porque Ele vai chamar Judas? Ele sabe de todas as coisas e sabe que ele vai ser traído por Judas. Mesmo assim, vai lhe dar a missão de ficar com as bolsas das ofertas.

Judas viveu e comeu com o Senhor por todo aquele tempo. Mas, mesmo vendo Jesus Cristo andar sobre as águas, curar o cego de nascença, ele nunca acreditou em Jesus Cristo. Ele nunca abriu o coração para Jesus Cristo; tinha o seu coração voltado para o poder desse mundo. Não conseguiu ver em Jesus Cristo, a Redenção e a Salvação. No dia em que Maria, irmã de Lázaro, derramou o perfume nos pés de Jesus, Judas ficou revoltado, porque ele queria que Maria vendesse o perfume e desse o dinheiro para os padres, mas por que ele era ladrão e roubava as ofertas.

Na última ceia, Judas está junto de Jesus Cristo. Mas a sua raiz é de traidor. Ele não consegue ser fiel, porque tem o coração fechado. E vai ser esse que satanás vai escolher para entrar em seu coração e trair Jesus Cristo. Satanás é assim; vai se aproveitar de nossas fraquezas. Se nós temos uma tendência, um vício, ele vai fortalecer esse vício, vai nos levar a miséria.

“Que me dareis se vos entregar Jesus”? Combinaram, então, trinta moedas de prata”, que não iam servir de nada.

“No primeiro dia da festa dos Ázimos, os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Onde queres que façamos os preparativos para comer a Páscoa?” Jesus vai escolher o mesmo lugar que o Espírito Santo vai descer no dia de Pentecostes.

Jesus respondeu: “Ide à cidade, procurai certo homem e dizei-lhe: ‘O Mestre manda dizer: o meu tempo está próximo, vou celebrar a Páscoa em tua casa, junto com meus discípulos’”.

Ele não desiste da Salvação de Judas. O que aconteceu com Judas é que ele nunca aceitou Jesus como Senhor e Salvador. É o que acontece com muitos de nós, que caminhamos com Jesus Cristo, comungamos Jesus Cristo e, na hora da tribulação, ficamos desesperados. Na hora do desespero, fugimos de Jesus Cristo.

Nessa noite que já estamos na espera do Tríduo Pascal, devemos clamar para que possamos nos apaixonar por Jesus Cristo.

Judas cai em desespero quando descobre que traiu Jesus. Satanás nos leva para o desespero. Foi o que ele fez com Judas. No lugar dele pedir perdão para Jesus, ele vai se enforcar. É o que satanás faz conosco, nos acusa até entrarmos no desespero.

A Palavra vai dizer: “Ao cair da tarde, Jesus pôs-se à mesa com os doze discípulos. Enquanto comiam, Jesus disse: “Em verdade eu vos digo, um de vós vai me trair”. Era a hora dele pedir perdão, mas ele, simplesmente, vai embora. E, assim que ele sai da ceia, de perto de Jesus Cristo, satanás entra nele. E, em todas as vezes em que nos afastamos de Jesus, é o que acontece conosco.

“Quem vai me trair é aquele que comigo põe a mão no prato”. E o Senhor termina dizendo: “Seria melhor que nunca tivesse nascido”!

E Judas ainda pergunta: “Mestre, serei eu”?

Ele não abriu o coração para me reconhecer Jesus como seu Salvador, seu único Redentor. Será que as catequeses de Jesus para Judas não valeram?

Muitas vezes, vamos agir com Judas. Esses dias, uma senhora me disse: “Eu caminhei por onze anos com o senhor na sua paróquia, mas depois eu desisti”. E eu pensei: Eu não posso desistir.

Depois de Pentecostes, esses homens, decididamente, não negaram mais Jesus Cristo. Essa mudança há de acontecer. Vocês vão ver essa mudança nos textos seguintes. Depois da vinda do Espirito Santo, eles nunca mais negaram Jesus Cristo.

Nós, também, temos que pedir a Jesus, que nos dê um novo Pentecostes, para que possamos dizer: “Senhor, eu sou o Seu servo, a Sua serva”! Porque o verdadeiro servo de Jesus Cristo está pronto para dar o sangue por Ele.

Depois de Pentecostes, esses homens se tornaram gigantes da fé.

É o que nós esperamos; que depois da Ressurreição, venha sobre nós um novo Pentecostes, para testemunharmos Jesus Cristo.

Chegou a hora de anunciar Jesus Cristo! Nunca teve um momento melhor para anunciar, nessa crise de emprego, crise de violência, que a humanidade vive. É hora de testemunhar que Jesus Cristo veio para dar vida e vida em abundância. Jesus nunca quis a sua fome, a sua miséria. Se o mundo está assim, é por causa do nosso pecado, da nossa traição. Na verdade, nós só queremos receber desse Deus. Judas quis receber tudo de Deus, principalmente, os bens materiais. Ele não seguiu Jesus por amor, mas por ganância. Dentro da Igreja, existem muitas pessoas querendo tirar proveito da evangelização.

Na nossa evangelização, nós devemos caminhar com Jesus Cristo, por Jesus Cristo e em Jesus Cristo.

Pe. Moacir Anastácio

Homilia - Santa Missa de Libertação - 12/04/2017

Transcrição: Danielle Santos

71 visualizações0 comentário
bottom of page