top of page

“As promessas de Deus irão se cumprir na nossa vida”!


“Naqueles dias, o Senhor falou a Abrão, dizendo: “Não temas, Abrão! Eu sou o teu protetor e tua recompensa será muito grande”. (Gn 15,1)

Eu não sei se Deus já falou isso para você ou para mim, mas falou para esse homem. Nós somos protegidos pelo Senhor. Talvez não somos aquilo que Ele queria que fôssemos, mas somos os protegidos do Senhor.

Ele já está bastante idoso e pensando na partida, mas o Senhor lhe promete uma recompensa muito grande. E o manda sair de sua terra. Pegou, então, Sara, que tem 101 anos de idade, seus servos e rebanho, e partiu sem saber para onde, guiado pelo Senhor.

Ele mesmo vai dizer: “Eu me vou desta vida sem filhos e o herdeiro de minha casa será Eliezer de Damasco”. (Gn 15, 2b)

Não ter filhos, há um certo tempo, era motivo de desespero. Ele tinha tido um filho com sua escrava, a pedido de Sara, mas não era considerado como filho. Hoje vocês dizem: Senhor, não me dê filhos! É o que muitos dizem.

“Então o Senhor falou-lhe nestes termos: “O teu herdeiro não será esse, mas um dos teus descendentes é que será o herdeiro”. E, conduzindo-o para fora, disse-lhe: “Olha para o céu e conta as estrelas, se fores capaz!” E acrescentou: “Assim será a tua descendência”. (Gn 15, 4-5)

O Senhor sabia que ele já era bem idoso, mas o nosso Deus é o do impossível.

E Abrão teve fé no Senhor, tomou posse dessa promessa. Nós devemos tomar posse das promessas de Deus na nossa vida. Um dia, todas as promessas de Deus irão se cumprir na nossa vida. É só ter a fé desse homem.

Abrão teve fé no Senhor, que considerou isso como justiça, fazendo, com ele, uma aliança. E nós, cristão, bem como os judeus e os mulçumanos, viemos dessa aliança.

No Evangelho de hoje, o Senhor vai dizer: “Cuidado com os falsos profetas: Eles vêm até vós vestidos com peles de ovelha, mas por dentro são lobos ferozes”. (Mat 7,15) Nós temos que ter muito cuidado com essas pessoas. Hoje, nós perdemos o temor, o respeito por Deus.

As pessoas hoje não acreditam mais em Deus, que Ele exista. Estão todos enganados, amados. Esse Deus existe, está na nossa vida e age em nós. O Senhor diz: “Vós os conhecereis pelos seus frutos. Por acaso se colhem uvas de espinheiros ou figos de urtigas”? (Mt 7,16) Será que dá para você colher algo diferente do que você plantou? O que se planta, colhe.

Ninguém se arrepende pelo bem que faz, diz São Francisco de Sales. É preciso nos arrepender do mal que fazemos. Deus nos dá oportunidade de nos recuperar em tudo, mas eu tenho que querer.

Deus quer te dá oportunidade. Satanás era um anjo de luz, o mais superior. De repente ele não quis mais o céu, a presença de Deus. Foi um processo de afastamento, até que Deus cortou a graça. Deus não tem culpa, amado(a). A culpa, infelizmente, é nossa, que vamos nos afastando, nos distanciando Dele.

Você só está nessa situação porque Deus permitiu que você estivesse. Se for boa, louve e agradeça a Deus por isso. Se não for, agradeça também, porque de tudo isso, Ele vai tirar um bem maior para sua vida.

Pe. Moacir Anastácio de Carvalho

Homilia – Santa Missa de Libertação – 29/06/2017

Transcrição e adaptação: Danielle Santos

46 visualizações0 comentário
bottom of page