top of page

Santos Anjos da Guarda: mensageiros de Deus e nosso protetor


Neste dia em que fazemos memória do nosso protetor, a Igreja termina assim o hino e oração da manhã: “Salvai por vosso filho a nós, no amor; ungidos sejamos pelos anjos; por Deus trino, protegidos!”

A proteção e o cuidado de Deus para com seus filhos são demonstrados, em nossa vida, por vários meios. Entre eles, pela presença de seus mensageiros, os Santos Anjos, os quais foram incumbidos de guardar os nossos caminhos, assim, como determina sua própria Palavra: “(...) porque aos seus anjos ele mandou que te guardem em todos os teus caminhos”.

São Padre Pio, que manifestava uma forte intimidade com o seu Anjo da Guarda, dizia: “Invoque o seu Anjo da Guarda, pois ele te iluminará e te guiará no caminho de Deus. Deus o deu a você. Então o use”.

E ainda, no Catecismo da Igreja Católica, sobre os anjos, consta: “Cristo é o centro do mundo angélico. São seus os anjos: "Quando o Filho do homem vier em sua glória com todos os seus anjos..." (Mt 25,31). São seus porque foram criados por e para Ele: "Pois foi nele que foram criadas todas as coisas, nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis: Tronos, Dominações, Principados, Potestades; tudo foi criado por Ele e para Ele" (Cl 1,16). São seus, mais ainda, porque Ele os fez mensageiros de seu projeto de salvação. "Porventura não são todos eles espíritos servidores, enviados ao serviço dos que devem herdar a salvação"? (Hb 1,14) - (CIC - 331)

A Igreja celebra os Anjos da Guarda, nesta data, desde o século XVI. A festa tornou-se universalizada por Paulo V.

Portando, no dia de hoje, louvemos a Deus pela presença dos nossos anjos protetores, e assim, rezemos a eles e com eles: “Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, me guarda, me governa e ilumina. Amém"!

Santos Anjos da Guarda, rogai por nós!!!

9 visualizações0 comentário
bottom of page