top of page

O Catequista


“Antes que no seio fosses formado, eu já te conhecia (…), eu já te havia consagrado, e te havia designado profeta das nações. (...) irás procurar todos aqueles aos quais te enviar, e a eles dirás o que eu te ordenar. Não deverás temê-los porque estarei contigo para livrar-te.” (JEREMIAS, 1:4-8)

Com estas palavras, Jesus convoca servos para a missão de transmitir a Palavra de Deus e se revestir desses ensinamentos promovendo a catequese de iniciação cristã na Igreja Católica, seguindo a herança deixada pelos Apóstolos e conduzida pelo Santo Padre o Papa até os dias de hoje e para sempre.

Assim, o catequista é chamado ao serviço de Deus em uma comunidade Cristã para anunciar o Reino de Deus. Como um pote de água ao filho que tem sede, como bom semeador na terra boa, como rede que resgata na tempestade, como guardião da Palavra e da doutrina Católica Apostólica Romana, o catequista se faz instrumento do Senhor. (Jo 2, 5; Mat 13,8; Mc 1,16-17 e Jo 8,31)

Ser catequista é ter confiança, prudência, perseverança, oração, e amor à doação de si mesmo na igreja. Vocação que motiva o aperfeiçoamento, a criatividade em atividades evangelizadoras e a esperança de entregar pessoas diferenciadas pelo testemunho em suas comunidades do encontro do homem com Deus, no anúncio e na celebração cristã.

As características comportamentais estão na vivência sacramental, na postura social, na obediência a Igreja e a Palavra de Deus. Porém, é uma vida de sacrifícios e renúncias. Contudo, Jesus promove ao seu servo a experiência com o entusiasmo que supera o cansaço, pois o fardo é Dele. Foi Jesus quem disse “meu fardo é leve”.

Desta forma o catequista como testemunha de Cristo é batizado e crismado na Igreja Católica Apostólica Romana, porque o Espírito Santo que lhe é dado, o cobre com os dons necessários as alegrias de ser um servo do Senhor. Logo, ser Catequista é uma vocação que surge na igreja para a igreja, que assume o ministério da Palavra e vive a partilha da doutrina religiosa Católica.

Muitos são os chamados, porém poucos são os que aceitam ser operários na messe.

Flavia Nascimento 3º Elo de Aliança da Comunidade Renascidos em Pentecostes.


191 visualizações0 comentário
bottom of page