Pai: modelo que os filhos têm do próprio Deus


PAI é uma palavra com origem no latim “Pater” e representa a figura paternal de uma família ou o genitor de uma pessoa.

No Brasil, o Dia dos Pais é celebrado no segundo domingo de agosto, desde 1953. O primeiro Dia dos Pais brasileiro foi comemorado no dia 14 de agosto, providencialmente com o aniversário de São Joaquim, considerado o patriarca da família. Nesse dia, os filhos prestam homenagem aos seus pais através de mensagem, poemas e presentes.

O conceito de pai é bastante amplo e não se restringe a uma pessoa que é pai biológico de alguém. Um pai adotivo ou um pai de criação, apesar de não ter gerado o seu filho, não deixa de ser pai.

Na sociedade, um pai tem a função de amar e educar uma criança, dando resposta às suas necessidades mais básicas, para que ocorra o seu saudável desenvolvimento, considerando os aspectos físico, emocional, psicológico e espiritual. A presença do pai e da mãe é fundamental na vida dos filhos, é a partir deles que se forma a família, instituição básica para o bom desenvolvimento integral da criança.

E neste contexto, o pai exerce uma atividade ímpar. Ele é o cabeça do casal, como Cristo é a cabeça da Igreja, como disse São Paulo (cf. Ef 5,23): “Se a cabeça não funciona bem, o corpo todo sofre.”

O pai é a estabilidade do lar, a segurança da esposa e dos filhos, que esperam dele, amor, fidelidade, carinho, proteção e alegria. Quando o pai ama a sua esposa e a respeita, os filhos se sentem também amados e respeitados.

No plano espiritual, ser Pai é amar, proteger, educar, dar a vida, ser herói, ser meigo, ser carinhoso, ser dedicado e estar presente. Este é o princípio, para educar filhos, na trilha da vida e na conquista do céu. Compreendendo o verdadeiro papel de ser pai e mãe. Quando Deus criou o homem e a mulher a sua imagem e semelhança, os abençoou e disse: “Frutificai e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a”. No livro de Gênesis 1, 28 e em 2,24, Ele diz: “Por isso, o homem deixa o seu pai e a sua mãe para se unir à sua mulher”; e já não são mais que uma só carne”. Forma uma só pessoa com papéis distintos, e importantes para se constituir uma família na sua complementaridade.

Na Exortação Apostólica de João Paulo II, A missão da Família Cristã no mundo de hoje, no número 25, diz que: “é dentro da comunhão-comunidade conjugal e familiar que o homem é chamado a viver o seu dom e dever de esposo e pai”. “O amor à esposa tornada mãe e o amor aos filhos são para o homem o caminho natural para compreensão e realização da paternidade”...( https://www.rccbrasil.org.br/espiritualidade-e-formacao).

O pai é o primeiro modelo que os filhos têm do próprio Deus, pois Ele é Pai. O pai é o primeiro educador dos filhos; e esta é uma missão que só pode ser bem realizada com amor. Michel Quoist dizia “que não é para si que os homens educam os seus filhos, mas para os outros e para Deus”. Educar é colaborar com Deus, e é na educação dos filhos que se revelam as virtudes do pai. A educação não pode ser feita pelo medo, já que a educação pelo medo deforma a alma da criança (https://cleofas.com.br/).

Diante do exposto, compreende-se a importância da família, especialmente a do pai na educação dos filhos. Na vida de Jesus, seus pais foram fundamentais na formação de sua personalidade, sua mãe Maria e o seu pai, José.

Em tempo, vale destacar que uma criança deseducada é um adulto que pode ter a sua vida toda comprometida. Educar é formar homens verdadeiramente livres; é dar à alma toda a perfeição possível; e isto é missão do pai. O livro do Eclesiástico diz que “o pai que ama seu filho o corrige com frequência” (Eclo 30,2). Nesse mês dedicado aos pais, precisamos entender que “Ser um pai na vida de um filho e de uma família, é ser com Deus: Amor”. (Prof. Felipe Aquino) e, para finalizar a Comunidade Renascidos em Pentecostes deseja que a Sagrada Família de Nazaré possa cuidar e nos ensinar a viver a essência do amor em família!

SILVANA BEZERRA DA SILVA

MEMBRO DO 3º ELO DA COMUNIDADE RENASCIDOS EM PENTECOSTES


0 visualização
Siga no Twitter
Assista no Youtube
Curta no Facebook

Por RK Estrategia Digital © renascidosempentecostes.com.br 2009-2020 Renascidos em Pentecostes - Todos os direitos reservados 

FUNDAÇÃO SÃO PEDRO CNPJ: 10.905.580/0001-10 - QSD 25 ÁREA ESPECIAL - TAGUATINGA SUL- DF

Produtos comprado no portal são entregues em até 8 dias úteis