top of page

Agradeça sempre o Senhor!


A “Sempre em caminho para Jerusalém, Jesus passava pelos confins da Samaria e da Galiléia. Ao entrar numa aldeia, vieram-lhe o encontro dez leprosos, que pararam ao longe e elevaram a voz clamando: “Jesus Mestre, tem compaixão de nós!” Jesus viu-os e disse-lhes: “Ide, mostrai-vos ao sacerdote.” E, quando eles iam andando, ficaram curados. Um deles, vendo-se curado, voltou, glorificando a Deus em alta voz. Prostrou-se aos pés de Jesus e lhe agradecia. E era um samaritano. Jesus lhe disse: “Não ficaram curados os dez? Onde estão os outros nove? Não se achou senão este estrangeiro que voltasse para agradecer a Deus?!” Acrescentou: “Levanta-te e vai, a tua fé te salvou.” (Lucas 17,11-19)

Muitas vezes o que sabemos fazer muito bem é pedir. Pedimos muitas coisas para Deus, coisas materiais e espirituais. Clamamos constantemente uma intervenção divina na nossa vida, na nossa história e nas nossas realidades. Rogamos dia e noite ao Senhor para que Ele tenha misericórdia de nós, que não leve em consideração a nossa miséria e que tenha compaixão por mim e por você. O fato é que o Senhor é bom, muito bom, extremamente bom e escuta as nossas orações, preces e súplicas. Somos testemunhas do agir poderoso do Senhor em nosso meio: curas, libertações, restaurações e verdadeiros milagres aconteceram e continuarão em nossas vidas, nossas histórias porque o nosso Deus é misericordioso. Entretanto, será que só sabemos pedir ou também agradecemos tudo aquilo que o Senhor faz em nosso favor?

Nessa passagem do leproso agradecido, retirada do Livro de São Lucas, vemos a importância de sermos gratos por tudo aquilo que o Senhor faz por nós. Jesus Cristo é dinâmico e sempre está pronto para fazer o bem, para nos curar, nos libertar, nos ensinar, fazer um milagre em nossas vidas e para nos amar porque Jesus Cristo é Deus e Deus é amor (1Jo4,8). Quando Jesus Cristo entra numa aldeia, dez leprosos vieram ao seu encontro e pediram o seu milagre. Os dez leprosos foram ousados porque naquela época quem tinha lepra era marginalizado, esquecido, rejeitado, condenado pelos homens de todas as formas possíveis e tinha que ficar fora dos muros da cidade e longe das pessoas. Porém, Jesus Cristo é o bom Pastor, que conhece as suas ovelhas, resgata, conhece cada uma e restitui a dignidade delas.

Veja bem que enquanto os homens separam, rejeitam, desprezam, Jesus Cristo resgata e reinsere aquele que foi humilhado, desprezado, esquecido e zombado por aqueles que pensam que tem alguma autoridade. A verdadeira autoridade é a de Jesus Cristo. Muitas vezes eu e você somos como esses dez leprosos: vamos ao encontro do Senhor e pedimos que Ele nos cure, liberte, faça um milagre e que tenha compaixão de nós. Os leprosos pediram um milagre ao Senhor, Jesus Cristo atende e manda eles se apresentarem ao sacerdote para que fosse cumprido o devido ritual de purificação daquela época e, na obediência à voz do Senhor, o milagre acontece. Jesus Cristo está sempre disposto a escutar nossa oração; e, as nossas realidades, dores, angústias e aflições não lhe passam despercebidas. Porém, temos que escutar o Senhor e obedecer aos seus ensinamentos para que verdadeiramente possamos ser livres e felizes. Toda vez que fazemos a nossa vontade sem a presença de Deus ou que renunciamos o senhorio de Jesus Cristo na nossa vida e na nossa história, quebramos a cara. Os leprosos foram curados por Jesus Cristo, alcançaram o seu milagre e tiveram a sua prece atendida. Entretanto, apenas um glorificou a Deus e prostrou-se aos pés de Jesus Cristo para agradecer pelo seu milagre recebido.

Portanto, quantas e quantas vezes recebemos também a nossa graça, curas, libertações, grandes milagres e não agradecemos! Pedimos e pedimos muito! Estamos sempre clamando uma intervenção divina na nossa vida e na nossa história e, realmente é necessário clamar constantemente à misericórdia do Senhor. Porém, através do agradecimento e do louvor, o Senhor realiza muito mais do que pedimos e do que necessitamos. Note que dez leprosos foram curados e somente um voltou para agradecer e, foi justamente ele que ganhou muito mais que os outros: “Levanta-te e vai, tua fé te salvou” (Lc 17,19), diz Jesus Cristo. O leproso pediu apenas a cura física, foi curado louvou, agradeceu a Deus e conseguiu muito mais: a salvação! A Sagrada Escritura não diz que os outros nove foram salvos, mas diz que aquele leproso que voltou para agradecer, foi!

Mesmo que a sua graça ou que o seu milagre ainda não tenha chegado, louve ao Senhor, agradeça ao Senhor por tudo que Ele já fez, faz e fará na tua vida e na tua história. Agradeça ao Senhor porque certamente a tua graça chegará!

Deus te abençoe !

Deus abençoe !


24 visualizações0 comentário
bottom of page