top of page

Santa Rosa de Viterbo, a jovem profeta de Deus


Nascida no ano de 1233, hoje, fazemos memória a Santa Rosa de Viterbo. Pertencente a Terceira Ordem Franciscana, também é considerada a padroeira da juventude franciscana e feminina católica.

Advinda de uma família humilde da Itália, desde muito jovem, já exalava sinais de santidade. Sua biografia nos conta que aos três anos de idade, por sua oração, Jesus lhe concedeu a ressurreição de uma tia. Possuía uma forte intimidade com Nossa Senhora, que apareceu a ela, aos sete anos de idade, durante uma forte febre e dor de cabeça, a restituindo a saúde, mas também, passando a ela a missão de ingressar na Ordem da Penitência de São Francisco.

Mesmo sem idade para a consagração, a santa vivia uma vida de radicalidade evangélica e era um poderoso instrumento do Espírito Santo. Detentora e praticante do dom de profecia, anunciava sem temor, mesmo sendo banida pelo imperador da época.

Aos dezesseis anos, sua consagração foi rejeitada pelas irmãs Clarissas, fato que não desanimou Rosa de Viterbo do seu intuito. Porém, ao completar dezoito anos de idade, foi acometida por uma grave doença, falecendo no dia 06 de março de 1251.

E, assim, peçamos ao Espírito de Deus que, como renascidos na graça de Pentecostes, possamos ser também, a exemplo e na intercessão desta venerável santa, profetas do Senhor neste mundo sedento do Seu amor.

Santa Rosa de Viterbo, rogai por nós!

30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page